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A formação de professores de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental implicações na leitura dos parâmetros curriculares nacionais

Nágila Euclides da Silva Polido Idméa Semeghini-Siqueira

2003

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 375.136.9 P766f )(Acessar)

  • Título:
    A formação de professores de língua portuguesa de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental implicações na leitura dos parâmetros curriculares nacionais
  • Autor: Nágila Euclides da Silva Polido
  • Idméa Semeghini-Siqueira
  • Assuntos: LÍNGUA PORTUGUESA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL; CURRÍCULO DE ENSINO FUNDAMENTAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Linguagem e educação
  • Descrição: O presente trabalho é um estudo sobre a recepção do texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais Língua Portuguesa - 3º e 4º ciclos do ensino fundamental - PCNL-LP - por professores de língua materna que atuam no nível de ensino correspondente e as implicações de sua formação básica, inicial e contínua numa leitura compreensiva da proposta. A contextualização do PCN como texto oficial de caráter orientador e a abordagem de sua constituição teórica são feitas a partir das contribuições de Bernstein em sua análise do discurso pedagógico. Verifica-se que o discurso oficial nestes textos incorpora aspectos teóricos resultantes de estudos sobre a linguagem, leitura e literatura, recontextualizando-o para as situações escolares. Aspectos dos conteúdos tratados no PCN-LP e a sua forma de apresentação no texto são verificados, tendo em vista o perfil do leitor idealizado para o documento e o leitor real. A perspectiva do conceito de leitura adotada no documento é a mesma que fundamenta a análise dos dados levantados sobre a leitura dos PCN-LP pelos sujeitos da pesquisa. Esta estabeleceu-se a partir de um estudo exploratório dos pontos que poderiam ser considerados problemáticos no que se refere à compreensão efetiva da proposta do documento pelos professores; completa-se, ainda, por uma análise mais pormenorizada da leitura de um trecho, lido por professores de Língua Portuguesa em atividade. Para uma leitura consistente deste documento deve-se ter conhecimentos teóricos
    prévios que permitem uma fundamentação para as concepções de linguagem e leitura, o que implica a discussão sobre a formação do professor. No confronto entre teoria e prática na formação docente, verificamos que, embora haja uma tendência para a valorização da última por parte dos professores em atividade, a articulação entre esses dois eixos pode se configurar como algo fundamental para esses profissionais, a partir das novas demandas que vêm se estabelecendo. Nesse contexto, a integração à universidade e às escolas poderia se estabelecer como o mecanismo mais viável para a formação inicial e contínua dos professores, que pode ser entendida como um processo para o qual contribuem experiências extra e intra-escolares, e saberes que transitam tanto pelo campo teórico como pelo campo prático
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 124 p anexos.
  • Idioma: Português

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