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Imago-bliss-vox programa para aprendizagem do sistema bliss via imagens e voz naturais digitalizadas

Fernando César Capovilla E C Macedo; M D Feitosa; Congresso Nacional de Fonoaudiologia (8. 1993 Santos)

Anais 1993

Santos 1993

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/56) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Imago-bliss-vox programa para aprendizagem do sistema bliss via imagens e voz naturais digitalizadas
  • Autor: Fernando César Capovilla
  • E C Macedo; M D Feitosa; Congresso Nacional de Fonoaudiologia (8. 1993 Santos)
  • Assuntos: COMPUTAÇÃO APLICADA; PSICOLOGIA; PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM
  • É parte de: Anais 1993
  • Descrição: De acordo com a literatura (Miranda & Locke, 1989), aquisição de fluência rápida ao manejo do sistejma BLISS por parte de crianças com comprometimento de linguagem é relativamente difícil devido à sua baixa transparência. O sistema BLISS-Comp. (Cappovilla, Macedo, Feitosa, 1993) facilita a aprendizagem dos símbolos à medida em que os apresenta emparelhados aos respectivos vocábulos digitalizados. Uma das vantagens do sistema IMAGOVOX (Capovilla, Macedo, Feitosa, 1992) é precisamente sua transparência decorrente do uso de fotos e sons naturais em vez de símbolos abstratos e mudos. O programa IMAGO-BLISS-VOX, resultante da fusão de dois sistemas, foi desenvolvido para ensinar correspondência entre os símbolos arbitrários empregados aos sistema BLISS e seus referentes. O procedimento empregado para o estabelecimento de tais classes semânticas ou de equivalência baseia-se no paradigma de discriminação condicional. O computador apresenta (A) vocábulos digitalizados (palavra soada), (B) fotos ou filmes digitalizados naturais, e (C) símbolos BLISS, levando o sujeito a escolher um desses itens condicionalmente ou outro (escolhas AB, AC, BC, CB). Para cada símbolo BLISS, algumas relações são treinadas enquanto outras são testadas, de modo a demonstrar a efetiva formação de classes de equivalência. Por exemplo, após os treinos das relações AB (dentre fotos escolher a que corresponde a um determinado vocábulo) e BC (dentre símbolos BLISS escolher o que corresponde a uma dada foto) é testada a relação AC (dentre símbolos BLISS escolher o que corresponde a um determinado vocábulo). O número de alternativas de escolha simultânea aumenta progressivamente de 1 a 5, o sistema evolui de conceitos simples para a elaborados e de palavras isoladas a frase com número crescente de palavras. São também avaliadas relações abstratas,
    baseadas em elementos em comum dentre diferentes símbolos pertencentes a uma mesma classe, não diretamente ensinados mas derivadas por educação daquelas ensinadas. No teste final o sujeito é levado a varrer segmentos do sistema BLISS-Comp de modo a formar frases em BLISS correspondetes àquelas apresentadas fotográfica e auditivamente pelo computador. Assim, IMAGO-BLISS-VOX destina-se a aumentar a transparência do sistema BLISS, tal como implementação em BLISS-Comp, contribuindo para uma aquisição mais efetiva, rápida e abrangente do sistema BLISS por parte de mais sujeitos com distúrbios de linguagem.
  • Editor: Santos
  • Data de criação/publicação: 1993
  • Formato: p.71.
  • Idioma: Português

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