skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Treino de leitura em afasico de broca

M S V Pestun Fernando César Capovilla; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)

Abstracts 1994

Campinas 1994

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=CFe/111) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Treino de leitura em afasico de broca
  • Autor: M S V Pestun
  • Fernando César Capovilla; International School Psychology Colloquium (18. 1994 Campinas); Congresso Nacional de Psicologia Escolar (2. 1994 Campinas)
  • Assuntos: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL; AFASIA; LEITURA
  • É parte de: Abstracts 1994
  • Descrição: Este estudo objetivou avaliar o efeito de treino sucessivo de leitura, via discriminação condicional em cada uma de 6 palavras, aqui denominadas específicas, sobre o desempenho de leitura nessas palavras, bem como nas demais compartilhando sílabas em comum, aqui denominadas recíprocas. Participou como sujeito, um efásico de Broca com 44 anos de idade, segundo grau completo de escolaridade e que sofrera acidente vascular cerebral havia 8 anos. O aparato consistia em cartões contendo palavras e/ou figuras ilistrando 6 classes. As 6 palavras eram bissílabas sem encontros consonantais ou vocálicos (GOMA, MALA, GOLA, MAGO. LAMA, LAGO) compostas a partir de 3 sílabas (GO, MA, LA). As palavras eram treinadas uma por vez sendo que entre o treino de uma e outra ocorria avaliação em todas as palavras em linha de base múltipla. No procedimento de linha de base (Crt e AC) era avaliado o efeito do treino sucessivo em cada das 6 palavras sobre o desempenho nela e nas demais. Eram treinadas as relações: BA ("esta é a figura X"); Are ("repita comigo X), Bn ("diga o nome desta figura"), AB ("aponte a figura que eu disse"); ACB (esta é a palavra escrita X"). ("Aponte a figura correspondente"), ABC ("esta é a figura X. Aponte a palavra escrita correspondente"), CB ("aponte a figura que corresponde à palavra acima"), BC ("aponte a palavra que corresponde à figura"); AC ("aponte a palavra que eu disser"); A'C' ("aponte a sílaba que eu disser"); Crt ("leia a palavra que está escrita aqui"). Os resultados indicam que o procedimento de treino foi eficaz (t=3.6, p=0.11) em elevar a proporção de acerto das palavras treinadas.
  • Editor: Campinas
  • Data de criação/publicação: 1994
  • Formato: p.192.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.