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Blended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airways

Aldenora Laisa Paiva de Carvalho Cordeiro Fernanda Titareli Merizio Martins Braga; Luciana Regina Ferreira da Mata; Karina Dal Sasso Mendes; Rafael Cordeiro Fófano; Maria Célia Barcellos Dalri

Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo v. 29, art. e3462, 2021

São Paulo 2021

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 3075598 Acervo Digital )(Acessar)

  • Título:
    Blended learning program for the development of skills in the aspiration of artificial airways
  • Autor: Aldenora Laisa Paiva de Carvalho Cordeiro
  • Fernanda Titareli Merizio Martins Braga; Luciana Regina Ferreira da Mata; Karina Dal Sasso Mendes; Rafael Cordeiro Fófano; Maria Célia Barcellos Dalri
  • Assuntos: PROCESSOS DE ENFERMAGEM; EDUCAÇÃO; ENFERMAGEM; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL; ESTUDOS DE VALIDAÇÃO; Educação Em Enfermagem; Sucção; Nursing Process; Nursing Education; Educational Technology; Suction; Artificial Respiration; Validation Study
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo v. 29, art. e3462, 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.4539.3462 Acesso em: 10 Maio 2022
  • Descrição: Objetivo: elaborar e validar um programa de ensino híbrido, do tipo sala de aula invertida, sobre a aspiração de vias aéreas artificiais. Método: pesquisa aplicada e metodológica que envolveu produção tecnológica para o ensino de uma Intervenção de Enfermagem, alicerçada nos referenciais teóricos de Vygotsky e no Processo de Enfermagem. Para elaboração e validação, seguiu-se um modelo de design instrucional clássico. Foram validados os requisitos gerais e pedagógicos, requisitos para vídeos e interface. Para a análise, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo e o First-order agreement coefficient. Resultados: participaram 34 peritos, sendo 27 profissionais enfermeiros e sete profissionais da Tecnologia de Informação. Na visão dos enfermeiros, os requisitos gerais e pedagógicos obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo de 0,99; para os vídeos e para a interface obteve-se 0,98. A interface para os profissionais da informática foi de 0,94. Todos requisitos apresentaram concordância quase perfeita. Conclusão: o programa de ensino foi elaborado e validado por peritos e constitui-se uma proposta inovadora para formar enfermeiros. A mediação do ensino por meio de tecnologias devidamente validadas pode favorecer o aprendizado e a obtenção de resultados positivos no desenvolvimento de habilidades da prática da aspiração de vias aéreas artificiais
    Objetivo: desarrollar y validar un programa educativo híbrido, similar al aula invertida, sobre la aspiración de vías aéreas artificiales. Método: investigación aplicada y metodológica que involucró producción tecnológica para la enseñanza de una Intervención de Enfermería, basada en los marcos teóricos de Vygotsky y el Proceso de Enfermería. Para la elaboración y validación se siguió un modelo clásico de design instruccional. Se validaron los requisitos generales y pedagógicos, requisitos para videos e interfaz. Para el análisis se utilizó el Índice de Validez de Contenido y el First-order agreement coefficient. Resultados: participaron 34 expertos, de los cuales 27 eran enfermeros y siete profesionales en Tecnologías de la Información. Según la perspectiva de los enfermeros, los requisitos generales y pedagógicos obtuvieron un Índice de Validez de Contenido de 0,99; para los vídeos y para la interfaz se obtuvo 0,98. La interfaz para los profesionales de la informática fue de 0,94. Todos los requisitos mostraron una conformidad casi perfecta. Conclusión: el programa educativo fue diseñado y validado por expertos y constituye una propuesta innovadora para la formación de enfermeros. La mediación de la enseñanza a través de tecnologías debidamente validadas puede favorecer el aprendizaje y la obtención de resultados positivos en el desarrollo de habilidades en la práctica de la aspiración de vías aéreas artificiales
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: art. e3462.
  • Idioma: Português

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