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Health higher education and the use of technology during the pandemic of COVID-19 in Brazil

Maria Cristiane Barbosa Galvao Janise Braga Barros Ferreira; Aldaisa Cassanho Forster; Samára dos Santos Sampaio; Ivan Luiz Marques Ricarte; Camilo Darsie; Marcelo Carneiro; Letícia Silva Barbosa

Asklepion: Informação em Saúde Rio de Janeiro v. 1, n. 1, p. 64-84, 2021

Rio de Janeiro 2021

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Health higher education and the use of technology during the pandemic of COVID-19 in Brazil
  • Autor: Maria Cristiane Barbosa Galvao
  • Janise Braga Barros Ferreira; Aldaisa Cassanho Forster; Samára dos Santos Sampaio; Ivan Luiz Marques Ricarte; Camilo Darsie; Marcelo Carneiro; Letícia Silva Barbosa
  • Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; PANDEMIAS; COVID-19; ENSINO SUPERIOR; Educação Superior; Higher Education; Health Education; Information Technology; Pandemic
  • É parte de: Asklepion: Informação em Saúde Rio de Janeiro v. 1, n. 1, p. 64-84, 2021
  • Notas: Disponível em: https://asklepionrevista.info/asklepion/article/view/10/17. Acesso em: 09 maio 2022
  • Descrição: A pandemia de COVID-19 afetou instituições educacionais em todo o mundo. Este estudo apresenta mudanças ocorridas no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por docentes, graduandos e pósgraduandos brasileiros no campo da saúde durante a pandemia. Para tanto, realizou-se estudo convergente de métodos mistos (QUAN + QUAL) com coleta de dados transversal em 2020. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (QUAN) e análise temática (QUAL). Participaram 1172 pessoas, sendo 533 alunos de graduação, 257 alunos de pós-graduação e 382 professores universitários. Durante a pandemia, o número médio de horas diárias de uso das TIC para atividades acadêmicas aumentou de 5,90 horas em 2019 para 7,18 horas em 2020 (+21,7%). Ambientes virtuais de aprendizagem foram as tecnologias mais utilizadas, mas as que apresentaram o maior aumento significativo no uso foram videoconferência e simulação virtual. Cinco temas principais emergiram da análise das percepções dos participantes: uso das TIC para atividades educacionais; comparação e preferência dos participantes quanto à modalidade de ensino; mudanças na educação; apoio institucional para uso das TIC na educação; e problemas de acesso à Internet. Algumas recomendações baseadas nesta pesquisa incluem treinamento de emergência para a comunidade acadêmica em ensino online; manutenção da educação online; inclusão de ferramentas tecnológicas mais interativas em ambientes virtuais de aprendizagem; ações para melhorar conexão à Internet e acesso aos equipamentos; e revisão da carga de atividades acadêmicas
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 64-84.
  • Idioma: Inglês

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