skip to main content

O teatro do oprimido no enfrentamento do bullying uma experiência com adolescentes escolares

Lidiane Cristina da Silva Alencastro Wanderlei Abadio de Oliveira; Marta Angélica Iossi Silva

Aletheia Canoas v. 52, n. 1, p. 177-188, 2019

Canoas 2019

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O teatro do oprimido no enfrentamento do bullying uma experiência com adolescentes escolares
  • Autor: Lidiane Cristina da Silva Alencastro
  • Wanderlei Abadio de Oliveira; Marta Angélica Iossi Silva
  • Assuntos: BULLYING; SAÚDE ESCOLAR; ADOLESCENTES; Bullying; Adolescents; School Health
  • É parte de: Aletheia Canoas v. 52, n. 1, p. 177-188, 2019
  • Notas: Disponível em : file:///C:/Users/marco/Downloads/5298-16966-1-PB.pdf. Acesso em 11 de Nov. 2020
  • Descrição: O bullying escolar representa um fator vulnerabilizante para o processo adolescer, motivando impactos nos âmbitos físicos, psicológicos, sociais e de aprendizagem, em que os profissionais da saúde se apresentam como importantes atores nas práticas de promoção da saúde, de combate e enfrentamento deste fenômeno. O objetivo do estudo é descrever a experiência de implementação de uma intervenção, com o Teatro do Oprimido, para combater e auxiliar o enfrentamento do bullying entre adolescentes escolares, na perspectiva da promoção da saúde. A intervenção foi realizada com 136 adolescentes do 1º Ano do Ensino Médio de uma escola de Cuiabá - MT. O corpus da experiência foi sistematizado a partir de impressões registradas em anotações diárias, durante a intervenção, composta por jogos teatrais e um Teatro-Fórum. A experiência na intervenção demonstrou que a estratégia auxilia na abordagem do bullying entre os adolescentes e pode ser utilizada de forma intersetorial pela área da saúde nas escolas
  • Editor: Canoas
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 177-188.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.