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Políticas públicas educacionais: apontamentos a partir de um estudo com famílias e estudantes de Ribeirão Preto e Sorocaba no Estado de São Paulo

Nascimento, Éwerton Cabral Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2010-10-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Políticas públicas educacionais: apontamentos a partir de um estudo com famílias e estudantes de Ribeirão Preto e Sorocaba no Estado de São Paulo
  • Autor: Nascimento, Éwerton Cabral Do
  • Orientador: Passador, Claudia Souza
  • Assuntos: Educação; Ideb; Participação Parental; Políticas Públicas; Education; Parental Involvement; Public Policies
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As sociedades mundiais passam por mudanças substanciais que repercutem nas áreas da educação, administração e políticas públicas. Apesar de avanços, o desempenho do sistema educacional brasileiro ainda é deficitário. Nesse sentido, merece destaque a iniciativa do governo em disponibilizar o banco de dados da educação para investigações científicas. O objetivo deste estudo é identificar pistas para políticas públicas educacionais a partir do posicionamento de pais/ responsáveis e estudantes de escolas com diferentes índices de Ideb, em Ribeirão Preto e Sorocaba, estado de São Paulo, tendo como pano de fundo a teoria do habitus, segundo a abordagem de Pierre Bourdieu. As dimensões de análise do estudo são: a Participação dos pais/ responsáveis na vida escolar dos estudantes; o Conhecimento dos pais/ responsáveis da realidade escolar; a Dedicação dos estudantes às atividades escolares; o Ambiente familiar; o Contato com estímulo ao estudo; a Admiração pela escola; o Encorajamento da escola à participação dos pais/ responsáveis na vida escolar; e a Crença na escola e na educação. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, descritiva, através de procedimentos de levantamento, por meio de questionários, seguindo abordagem comparativa. Foram aplicados 208 questionários a estudantes e pais/ responsáveis, escolhidos por amostragem aleatória e provenientes de nove escolas, escolhidas conforme a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos de 2005 e 2007. A pesquisa dividiu-se em levantamento bibliográfico; elaboração de instrumentos de coleta; e trabalho empírico. Foram testadas hipóteses de pesquisa por meio da técnica estatística nãoparamétrica de Mann-Whitney. Utilizou-se o software SPSS, versão 17. Os resultados apontam para conclusões similares a de outros trabalhos quantitativos quanto à relação entre características demográficas e desempenho. Quanto às análises que buscaram extrapolar os fatores demográficos, encontraram-se diferenças de posicionamentos dos pais/ responsáveis de estudantes de escolas com Ideb alto e baixo no que diz respeito à crença na educação e na escola; à admiração da atuação de gestores e da equipe escolar; e ao contato com situações de estímulo ao gosto pelo estudo. Dessa forma, sugere-se que a criação ou (re) significação dos sentimentos parentais para com a escola, para com a educação e para com a atuação da equipe gestora como pistas de caminhos a serem buscados pelas políticas de atuação conjunta entre escola e famílias, superando o entendimento de participação parental como acompanhamento das tarefas de casa e presença em reuniões de pais e mestres.
  • DOI: 10.11606/D.96.2010.tde-21122010-163934
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-10-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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