Evolução do veneno em cnidários

Becerra, Adrian Jose Jaimes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2021-07-22

Evolução do veneno em cnidários
  • Autor: Becerra, Adrian Jose Jaimes
  • Orientador: Marques, Antonio Carlos
  • Assuntos: Veneno Transcriptoma Proteoma Evolução; Venom Transcriptome Proteome Evolution
  • Descrição: A ampla gama de animais peçonhentos, de medusas flutuantes a serpentes coleantes, tem provocado fascínio na história da humanidade. A evolução do veneno, cuja compreensão é um dos grandes desafios da biologia, seguramente teve um papel essencial na diversificação de diversas linhagens de animais. O veneno é um coquetel diverso de peptídeos farmacologicamente ativos, sais e moléculas orgânicas. A injeção de algumas dessas proteínas tóxicas, mesmo em quantidades ínfimas, pode paralisar e aniquilar presas em poucos minutos. Em Cnidaria, os nematocistos têm o papel de injetar o veneno, representando a mais antiga estrutura especializada de inoculação de veneno no reino animal. Porém, o conhecimento sobre o veneno de cnidários, sua composição e, especialmente, seu contexto evolutivo, é incipiente. Este estudo teve, como objetivo geral, ampliar a amostragem de táxons do filo Cnidaria nos quais seus venenos sejam caracterizados a partir de dados de transcriptomas e proteomas, e usar essas informações em um contexto comparativo para inovar na compreensão da evolução do veneno em Cnidaria. O capítulo 1, Beyond primary sequence Proteomic data reveal complex toxins in cnidarian venoms é um estudo comparativo sobre a composição do veneno de 11 espécies de cnidários gerados a partir de proteomas, inclusive um contexto mais amplo com venenos de animais peçonhentos em geral. O capítulo 2, Transcriptomic analyses and molecular evolution of cnidarian venoms traz uma análise transcriptômica de oito espécies de Medusozoa que caracteriza suas famílias de toxinas, além inferir as relações evolutivas e os padrões de seleção em cinco famílias de toxinas dentre as mais diversas do filo. O capítulo 3, Recruitment of toxin-like proteins with ancestral venom function supports endoparasitic lifestyles of Myxozoa, expande a compreensão sobre a evolução das toxinas em cnidários como um todo, enfocando o contexto evolutivo de reposicionamento das toxinas em um clado com modo de vida endoparasita. Por fim, o Capítulo 4, Reciprocal transplantation of the heterotrophic coral Tubastraea coccinea (Scleractinia: Dendrophylliidae) between distinct habitats did not alter its venom toxin composition, é um estudo experimental sobre a plasticidade de resposta intraespecífica, com origem ecológica e adaptativa, sobre a composição do veneno e dos nematocistos em um clones vivendo em diferentes ambientes.
  • DOI: 10.11606/T.41.2021.tde-30092021-102641