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Prontidão do prematuro para início da alimentação oral proposta de um instrumento de avaliação
Cristina Ide Fujinaga Carmen Gracinda Scochi
2002
Localização:
EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto
(Fujinaga, Cristina Ide )
(Acessar)
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Título:
Prontidão do prematuro para início da alimentação oral proposta de um instrumento de avaliação
Autor:
Cristina Ide Fujinaga
Carmen Gracinda Scochi
Assuntos:
ALEITAMENTO MATERNO
;
COMPORTAMENTO
;
ENFERMAGEM NEONATAL
;
SAÚDE PÚBLICA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Na atuação multiprofissional em unidade neonatal, tem-se observado a dificuldade em sistematizar uma avaliação objetiva do comportamento de sucção do bebê e seu desempenho na transição da alimentação láctea, por sonda, para a via oral. Assim, o presente estudo tem por objetivo elaborar e validar o conteúdo e a aparência de um instrumento de avaliação da prontidão do bebê prematuro em iniciar a transição da alimentação gástrica para via oral. Trata-se de estudo metodológico, para o qual elaborou-se o referido instrumento e respectivo guia instrucional, tendo por base a revisão de literatura e a experiência profissional da pesquisadora, que atribuiu escores de 0 a 2 para cada sinal clínico e desempenho do prematuro a ser avaliado. Para validação do instrumento a guia instrucional, estabeleceu-se grau de concordância mínimo de 85%, participando como juízes, fonoaudiólogos com ampla experiência na área de Neonatologia Atuaram 15 fonoaudiólogos na primeira etapa e 14 na segunda, ocasião em que se atingiu a concordância aceitável nos itens do instrumento de avaliação e respectivas definições operacionais contidas no guia instrucional (idade corrigida, estado de consciência, postura global, tônus global, postura dos lábios, postura da língua, reflexo de procura, reflexo de sucção, reflexo de mordida, reflexo de vômito, movimentação da língua, canolamento de língua, movimentação da mandíbula força de sucção, sucções por pausa, manutenção do ritmo de sucção por pausa,
manutenção do estado alerta e sinais de estresse)
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
107 p.
Idioma:
Português
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