skip to main content

Simulação e análise de configurações aeroportuárias utilizando visual SIMMOD: aplicação ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.

Moser, Rodrigo Florio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2007-02-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Simulação e análise de configurações aeroportuárias utilizando visual SIMMOD: aplicação ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos.
  • Autor: Moser, Rodrigo Florio
  • Orientador: Gualda, Nicolau Dionísio Fares
  • Assuntos: Aeroportos; Lado Aéreo; Simmod; Simulação; Airports; Airside; Simulation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia de Transportes
  • Descrição: O presente trabalho apresenta uma metodologia para avaliação operacional de intervenções no lado aéreo de aeroportos, englobando pátios de aeronaves, pistas de táxi, pistas de pouso e espaço aéreo adjacente. Para tanto, foram identificadas na literatura as principais ferramentas computacionais para análise da capacidade e atraso, dentre as quais o SIMMOD - Airport and Airspace Simulation Model, mostrou-se mais adequado, sendo então selecionado com o pacote de interface gráfica Visual SIMMOD. A metodologia desenvolvida, associando a abordagem sistêmica ao emprego de técnicas de simulação, foi aplicada ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos (Governador André Franco Montoro). O primeiro passo foi a modelagem e simulação das operações de aeronaves com a infra-estrutura atual do aeroporto, denominada baseline ou modelo base, que foi validado com dados reais de operação. A partir deste modelo foram estabelecidos procedimentos de análise e controle para permitir a avaliação de alternativas com incorporação de novos cenários e incremento de dados. Esses procedimentos, que incluem a utilização de modelos analíticos e envelopes de capacidade na preparação de dados de entrada, comparação gráfica da movimentação na pista, da ocupação das posições de pátio, da composição dos tempos médios de operação e dos acréscimos de demanda a fim de se obter a capacidade prática, entre outros, formam a metodologia proposta. Os resultados obtidos permitiram caracterizar o desempenho do sistema, fornecendo subsídios para a escolha de alternativas. A metodologia mostrou-se adequada para análises sistemáticas de problemas dessa natureza.
  • DOI: 10.11606/D.3.2007.tde-23072007-224707
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2007-02-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.