skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

As enigmáticas teorias da luz uma possibilidade da inserção de tópicos da física moderna no ensino médio

Matheus de Oliveira Louzada Jesuina Lopes de Almeida Pacca

2023

Localização: IF - Instituto de Física    (530.07 L895e M )(Acessar)

  • Título:
    As enigmáticas teorias da luz uma possibilidade da inserção de tópicos da física moderna no ensino médio
  • Autor: Matheus de Oliveira Louzada
  • Jesuina Lopes de Almeida Pacca
  • Assuntos: FÍSICA -- ESTUDO E ENSINO; FÍSICA MODERNA -- ESTUDO E ENSINO; Didactic Transposition; Ensino De Física Moderna; Nature Of Light; Natureza Da Luz; Teaching Modern Physics; Transposição Didática
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A Pesquisa de Mestrado em questão teve como objetivo possibilitar aos alunos de uma Escola Pública do Estado de São Paulo a aprendizagem de conceitos da Física Moderna. Para isso, foram desenvolvidos materiais de Ensino modelados em uma sequência pedagógica intitulada "As Enigmáticas Teorias da Luz elaborada em etapas e definida como um curso. O foco principal da pesquisa foi explorar as Teorias que abordam a Natureza da Luz na Física e, com o auxílio da Transposição Didática, identificar e entender como levaríamos tais conhecimentos para uma sala de aula. Por conseguinte, definimos materiais de baixo custo que possibilitaria uma demonstração dos fenômenos estudados e, para além, facilitaria a reprodução por outros professores. O curso foi ministrado para alguns estudantes do Ensino Médio da Escola escolhida e, para análise, optou-se pela aplicação feita para uma turma que continham alunos de todos os Terceiros anos da Escola e que eram interessados no assunto. Logo, no decorrer das aulas, compreendeu-se o quanto alguns alunos estão dispostos a Novas Práticas no Ensino de Física e, para além, demonstram interesse em ciências quando aplicadas em seu cotidiano.
    As aulas demonstraram a viabilidade na Introdução de Práticas Inovadoras na Instituição Escolas, todavia sempre ressaltando a dificuldade que isso tem e que só quem está no ambiente escolar entende que temos que lidar com situações atípicas e não planejadas que exigem de nós uma capacidade de adaptação e replanejamento. Por fim, com auxílio da ferramenta de análise da Transposição didática, constatamos que foi possível, através das Teorias que aborda a Natureza da Luz na Física, oportunizar os alunos de uma Escola Pública da Cidade de São Paulo a compreenderem as veracidades da Física Moderna
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 107 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.