skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio

Luís Gomes Lima Elio Carlos Ricardo

2014

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 L732a ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A abstração como ponte entre a física e a literatura na construção de conceitos de mecânica quântica no ensino médio
  • Autor: Luís Gomes Lima
  • Elio Carlos Ricardo
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); ABSTRAÇÃO; FORMAÇÃO DE CONCEITO; MECÂNICA QUÂNTICA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa assume os pressupostos de uma investigação qualitativa de linha dialética que consiste em avaliar como a literatura contribui para formação de conceitos abstratos de Física Moderna e Contemporânea, em especial, conceitos de Mecânica Quântica, para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A maneira como os alunos agem em seu meio social é investigada com o apoio da pseudoconcreticidade de Karel Kosík, que nos permite investigar a forma como agem entre si e como aceitam as propostas de ensino oferecidas em sala de aula. A Literatura, a analogia, a leitura e outros recursos linguísticos são tratados a partir da revisão de pesquisas realizadas nesse início de século. A formação de conceitos da Física Moderna e da Mecânica Quântica é investigada com o apoio do referencial interacionista de Vygotsky, que nos possibilitou avaliar como a literatura, por meio da palavra, transforma-se em outra estrutura semiótica, que leva à abstração e generalização de conceitos físicos. As respostas dadas pelos alunos em questionário aberto permitiu-nos confirmar o papel da literatura como ferramenta de ensino de física, que leva à abstração e formação de conceitos abstratos da física moderna.
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 324 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.