skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O conhecimento físico e sua relação com a matemática um olhar voltado para o ensino médio

Maria da Glória de Andrade Martini Maria Regina Dubeux Kawamura

2006

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.21 M386c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O conhecimento físico e sua relação com a matemática um olhar voltado para o ensino médio
  • Autor: Maria da Glória de Andrade Martini
  • Maria Regina Dubeux Kawamura
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO; ENSINO MÉDIO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: A relação entre a construção do conhecimento físico e a Matemática, no Ensino Médio, vem se tornando cada vez mais uma questão instigante, especialmente a partir das diretrizes curriculares que começaram a ser implementadas nos últimos dez anos. Em diversas propostas recentes, pretende-se, por exemplo, com o argumento de que a Física se torne mais accessível, minimizar ou dispensar o uso de fórmulas e relações matemáticas. Para investigar alguns aspectos dos vínculos entre a Física e a Matemática, nesse contexto, nos propomos a analisar a questão segundo os diferentes âmbitos identificados pela transposição didática. Assim, buscamos analisar a relação entre a Física e a Matemática do ponto de vista dos cientistas físicos. Analisamos, também, a forma como essa mesma relação se estabelece nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Finalmente, investigamos alguns aspectos dessa relação no aprendizado dos alunos. A comparação dos resultados permitiu constatar a existência de características muito específicas na relação entre a Física e Matemática no Ensino Médio, sendo que a Matemática parece contribuir tanto do ponto de vista operacional como na construção das abstrações inerentes ao estudo da Física. Nossos resultados indicam a importância da contribuição da Matemática para um efetivo desenvolvimento do conhecimento físico pelos alunos
  • Data de criação/publicação: 2006
  • Formato: 151 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.