skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
O conhecimento físico e sua relação com a matemática um olhar voltado para o ensino médio
Maria da Glória de Andrade Martini Maria Regina Dubeux Kawamura
2006
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 M386c )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O conhecimento físico e sua relação com a matemática um olhar voltado para o ensino médio
Autor:
Maria da Glória de Andrade Martini
Maria Regina Dubeux Kawamura
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO)
;
CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO
;
ENSINO MÉDIO
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
Descrição:
A relação entre a construção do conhecimento físico e a Matemática, no Ensino Médio, vem se tornando cada vez mais uma questão instigante, especialmente a partir das diretrizes curriculares que começaram a ser implementadas nos últimos dez anos. Em diversas propostas recentes, pretende-se, por exemplo, com o argumento de que a Física se torne mais accessível, minimizar ou dispensar o uso de fórmulas e relações matemáticas. Para investigar alguns aspectos dos vínculos entre a Física e a Matemática, nesse contexto, nos propomos a analisar a questão segundo os diferentes âmbitos identificados pela transposição didática. Assim, buscamos analisar a relação entre a Física e a Matemática do ponto de vista dos cientistas físicos. Analisamos, também, a forma como essa mesma relação se estabelece nos livros didáticos de Física do Ensino Médio. Finalmente, investigamos alguns aspectos dessa relação no aprendizado dos alunos. A comparação dos resultados permitiu constatar a existência de características muito específicas na relação entre a Física e Matemática no Ensino Médio, sendo que a Matemática parece contribuir tanto do ponto de vista operacional como na construção das abstrações inerentes ao estudo da Física. Nossos resultados indicam a importância da contribuição da Matemática para um efetivo desenvolvimento do conhecimento físico pelos alunos
Data de criação/publicação:
2006
Formato:
151 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do autor
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript