skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Divulgação científica e o ensino de física nuclear no primeiro e segundo graus

Maria Cristina Mesquita Martins Ernst Wolfgang Hamburger

1995

Localização: IF - Instituto de Física    (530.07 M386d D Ex.2 )(Acessar)

  • Título:
    Divulgação científica e o ensino de física nuclear no primeiro e segundo graus
  • Autor: Maria Cristina Mesquita Martins
  • Ernst Wolfgang Hamburger
  • Assuntos: FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); FÍSICA NUCLEAR (EXPOSIÇÕES); ENSINO E APRENDIZAGEM
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A divulgação científica é uma área que apresenta um grande potencial de pesquisa, dentro da qual estão inseridas desde situações ligadas à grande imprensa e comunicação até aquelas relacionadas à Educação. Nosso trabalho trata fundamentalmente de questões ligadas à educação, abordando a divulgação científica enquanto ensino informal e examinando situações de ensino-aprendizagem. O tema da divulgação é a Física Nuclear, enquanto área de pesquisa atual, tendo em vista ser considerada por muitos difícil e principalmente de acesso restrito, o que leva a ser mistificada. Desenvolvemo o tema apresentando inicialmente uma perspectiva histórica da Física Nuclear, que influiu decisivamente no desenvolvimento de todo o trabalho. Discutimos a divulgação científica sob vários aspectos: enquanto extensão universitária e forma de ensino, no seu relacionamento com o ensino (escolar) além de questões de terminologia. Elaboramos e realizamos juntamente com uma equipe, a exposição "UMA HISTÓRIA DA FÍSICA NUCLEAR". Examinamos a exposição como um estudo de caso ao tempo em que a utilizamos como fonte de dados. Da mesma forma trabalhamos com cursos de atualização e aperfeiçoamento para professores de 1o. e 2o. graus, enquanto meios de divulgação na extensão universitária. Os resultados obtidos nestes primeiros anos de existência da exposição e da realização de cursos satisfazem e atestam expectativas sob vários pontos de vista. A exposição e os cursos tiveram receptividade entre
    os visitantes e participantes. Quando foi exibida nas escolas a exposição atraiu número considerável de estudantes levando-os ao aprendizado. Entretanto, inserida na Estação Ciência a visitação tem apresentado alguns problemas, os quais atribuímos à necessidade de um acompanhamento mais próximo dos monitores, a medida que atualmente naquele espaço o público acaba sendo mais estimulado por experimentos simples, de caráter interativo, localizados no entor
  • Data de criação/publicação: 1995
  • Formato: 189 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.