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A construção da teoria atômica de Dalton como estudo de caso e algumas reflexões para o ensino de quimica

Hélio Elael Bonini Viana Paulo Alves Porto

2007

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T 540.07 V614c ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A construção da teoria atômica de Dalton como estudo de caso e algumas reflexões para o ensino de quimica
  • Autor: Hélio Elael Bonini Viana
  • Paulo Alves Porto
  • Assuntos: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); FÍSICA (ESTUDO E ENSINO); TEORIA ATÔMICA; HISTÓRIA DA CIÊNCIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Apresentamos urn estudo de caso, abordando como Dalton - motivado por seu interesse pelos fenômenos atmosféricos e empregando uma peculiar interpretação do corpuscularismo newtoniano - construiu uma teoria atômica quantitativa mediante a utilização de dados provenientes de estudos sobre transformações químicas. Apesar de não ser possível reconstituir com exatidão a trajetória que levou Dalton a determinação das massas atômicas relativas (devido a insuficiência de documentos, bem como à inconsistência dos relatos deixados por Dalton e seus contemporâneos), o processo construtivo da teoria atômica daltoniana revela-se como caso exemplar da complexidade da atividade científica. Alguns pontos são destacados, como a importância da questão da composição da atmosfera no desenvolvimento das teorias com que Dalton procurou explicar o comportamento das misturas gasosas. A partir dessas investigações, Dalton recorreu à chamada "regra da máxima simplicidade" para estabelecer uma conexão entre os dados quantitativos de composição química e os átomos, postulando fórmulas para os compostos considerados. Muitas críticas foram tecidas as idéias de Dalton, que devem ser entendidas no contexto dos debates científicos da época. Dalton viu aumentar o número de adeptos a sua teoria à medida que foram surgindo observações experimentais que podiam ser explicadas aplicando-se o modelo por ele desenvolvido. Assim, considerando-se a riqueza de possibilidades didáticas desse estudo
    de caso, procedemos também a uma breve análise de como a teoria atômica de Dalton e abordada em livros didáticos utilizados no ensino superior. Concluimos que o estudo, com alguma profundidade, desse episódio da história da ciência, poderia propiciar aos estudantes de química não apenas uma aprendizagem mais significativa dos conceitos envolvidos, mas também reflexões valiosas a respeito da própria natureza do conhecimento científico
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 98 p.
  • Idioma: Português

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