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Um professor de Química e dois contextos escolares: o conhecimento pedagógico do conteúdo em ação

Silva, Aroldo Nascimento

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2012-09-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um professor de Química e dois contextos escolares: o conhecimento pedagógico do conteúdo em ação
  • Autor: Silva, Aroldo Nascimento
  • Orientador: Fernandez, Carmen
  • Assuntos: Conhecimento De Professores; Conhecimento Pedagógico Do Conteúdo; Contexto; Context; Pedagogical Content Knowledge; Teacher Knowledge
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo se enquadra na área de formação de professores e mostra como um professor de Ensino Médio inserido em contextos escolares distintos realiza o ensino de química, tendo em vista os diferentes personagens envolvidos em um ambiente de mediação pedagógica - professor, estudantes e instituição escolar - e como isso modifica a sua forma de ensinar. Para compreender como o seu conhecimento base é utilizado ao ensinar um determinado tópico de química em instituições escolares distintas, utilizou-se como referencial teórico o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK), que possibilita entender como o conteúdo específico pode ser pedagogicamente modificado de modo a torná-lo um conhecimento acessível ao estudante, levando em conta os condicionantes do contexto educativo. Nossos dados compreendem registro em áudio e vídeo de aulas do professor investigado em duas escolas distintas, referentes ao mesmo conteúdo químico, entrevistas semiestruturadas, reflexões vídeo-estimuladas e observação participante. O acesso ao PCK foi realizado por meio do instrumento CoRe (Representação do Conteúdo) e da ferramenta de análise das interações discursivas. Esta última possibilitou entender os significados que surgem em um ambiente de mediação pedagógica, por meio do uso da linguagem e outras formas de comunicação, sempre levando em conta o contexto social. A análise dos dados foi baseada no modelo de Raciocínio Pedagógico e Ação, proposto por Shulman, que abarca os conhecimentos que o professor possui sobre o conteúdo e as abordagens metodológicas que desenvolve sobre um determinado assunto, permitindo entender as modificações que aconteceram em cada contexto escolar. Para o conceito PCK adotamos o modelo de Grossman que o coloca numa posição central em relação aos demais conhecimentos de professores - conteúdo específico, pedagógico geral e contexto - e que exerce influencia e é influenciado por todos eles. Dessa forma foi possível compreender, no caso das aulas analisadas - nomenclatura de compostos orgânicos e reações de polimerização - a forma como o contexto interferiu no processo de ensino do professor sujeito dessa pesquisa e, como este mobilizou o seu PCK de forma a transformar um determinado conteúdo para melhor atender seus estudantes.
  • DOI: 10.11606/D.81.2012.tde-25022013-132509
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2012-09-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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