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Processos de ensino e aprendizagem de conceitos de química orgânica sob um olhar da semiótica peirceana

Wartha, Edson José

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2013-08-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Processos de ensino e aprendizagem de conceitos de química orgânica sob um olhar da semiótica peirceana
  • Autor: Wartha, Edson José
  • Orientador: Rezende, Daisy de Brito
  • Assuntos: Linguagem; Química Orgânica; Representação Do Conhecimento; Semiótica; Knowledge Representation; Language; Organic Chemistry; Semiotics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo objetiva aproximar as Ciências Cognitivas da Semiótica Peirceana, na tentativa de compreender as dificuldades dos alunos na apropriação dos processos de representação nas disciplinas de Química Orgânica. Nesse sentido, pretende-se identificar e analisar como ocorrem os processos de percepção, interpretação e construção de representações no ensino e aprendizagem de Química Orgânica. No presente trabalho, delimitou-se a sala de aula como núcleo de uma rede de atividades para a formulação de situações de estudo. A justificativa por essa opção reside na oportunidade que esse locus fornece como meio de intercomunicação, no qual o professor apreende as participações de cada aluno em relação a um conjunto de atividades propostas ou negociadas, que são interpretadas como relações entre signos, objetos e interpretantes. Com base nos resultados da pesquisa, pode-se afirmar que a Semiótica Peirceana tem muito a contribuir na compreensão dos processos de ensino e aprendizagem de conceitos da Química Orgânica, principalmente no que se refere à importância da aquisição de sua linguagem específica no processo de elaboração conceitual. Foi possível identificar dificuldades de ensino e de aprendizagem na disciplina de Química Orgânica, mais ligadas a aspectos representacionais do que a aspectos conceituais.
  • DOI: 10.11606/T.81.2013.tde-27112014-160633
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2013-08-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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