skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Grupo colaborativo e tutoria como estratégias de formação continuada para professores de química visando ao desenvolvimento profissional

Souza, Fabio Luiz De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2017-02-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Grupo colaborativo e tutoria como estratégias de formação continuada para professores de química visando ao desenvolvimento profissional
  • Autor: Souza, Fabio Luiz De
  • Orientador: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
  • Assuntos: Desenvolvimento Profissional Do Professor; Ensino De Química; Formação Continuada Do Professor; Grupo Colaborativo; Tutoria; Collaborative Group; Teaching Chemistry; Teacher Professional Development; In-Service Teacher Education; Tutoring
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Grupos colaborativos de professores e tutorias individuais nas escolas são modelos de formação continuada que podem ser alternativas aos tradicionais cursos oferecidos aos professores. Nossa pesquisa teve o objetivo de investigar como a colaboração e a tutoria auxiliam no desenvolvimento profissional de um grupo de professores de Química. Constituímos um grupo colaborativo de professores de Química na região sul de São Paulo/SP, em 2012, e investigamos o processo de desenvolvimento profissional experimentado por eles. Realizamos trinta e oito encontros do grupo colaborativo entre os anos de 2012 e 2015 aos sábados de manhã, sendo que selecionamos doze deles para a análise. Dentre os vinte e quatro professores que participaram do grupo colaborativo, foram investigados os seis mais assíduos, sendo que três dos professores investigados também participaram de encontros individuais de tutoria em suas escolas. A coleta de dados envolveu gravações dos encontros do grupo colaborativo em vídeo, gravações em áudio das tutorias, questionários, notas de campo, entrevistas semiestruturadas e um protocolo de observação de aulas. Foram realizados e analisados, ao todo, vinte e três encontros individuais de tutorias. No grupo colaborativo e nas tutorias, os professores definiram os conteúdos que queriam discutir e as atividades que gostariam de realizar. Nossa participação tinha como objetivo promover a reflexão sobre as experiências de ensino e sobre as atividades apresentadas pelos professores. O desenvolvimento profissional foi analisado considerando as necessidades formativas dos professores de ciências que foram priorizadas pelos sujeitos da pesquisa, os obstáculos ao desenvolvimento profissional que eles manifestaram e suas intenções comportamentais quanto à contextualização, experimentação e interação dialógica nas aulas. Nossos resultados mostraram que tanto o grupo colaborativo quanto a tutoria são modos eficazes de promoção do desenvolvimento profissional, pois possibilitaram que os professores rompessem o isolamento profissional, compartilhassem experiências de ensino, refletissem sobre os problemas vivenciados em suas aulas, construíssem colaborativamente soluções e modificassem concepções educacionais. Os resultados ainda indicam que essas estratégias são complementares e que o grupo colaborativo pode alcançar resultados melhores quando mediado por um formador. Embora os professores tenham refletido bastante sobre o ensino e a aprendizagem de conceitos químicos e sobre atividades didáticas para seu ensino, eles pouco se envolveram em discussões sobre avaliação e sobre aspectos pedagógicos mais teóricos, que poderiam contribuir também para seu desenvolvimento profissional.
  • DOI: 10.11606/T.81.2017.tde-15052017-150408
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2017-02-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.