skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Formação inicial de professores de química aplicação e avaliação de uma proposta

Maria Fernanda Penteado Lamas Maria Eunice Ribeiro Marcondes

2003

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T 540.07 dL217f ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Formação inicial de professores de química aplicação e avaliação de uma proposta
  • Autor: Maria Fernanda Penteado Lamas
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes
  • Assuntos: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); PROFESSORES (FORMAÇÃO PROFISSIONAL); ENSINO E APRENDIZAGEM (QUÍMICA ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades Ensino de Ciência Modalidade Física, Química e Biologia (FE/IF/IQ/IB)
  • Descrição: Este trabalho procurou investigar como e em que medida a aplicação de uma proposta para a formação inicial de professores de Química influenciou suas concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A abordagem considerou os pressupostos construtivistas de que a aprendizagem ocorre quando há um envolvimento ativo do aprendiz e é influenciada por suas idéias e representações prévias. A investigação foi caracterizada como qualitativa, teve a duração de um ano e analisou as concepções de ensino-aprendizagem de quatro professores em processo de formação inicial. No contexto da pesquisa, foram consideradas respostas escritas a questões abertas e as atividades didáticas preparadas pelos professores no decorrer do curso. A análise dos dados foi baseada nas discussões sobre o processo de mudança conceitual. Os licenciandos apresentaram idéias iniciais diferentes e, ao final da investigação, foi possível diagnosticar que essas sofreram mudanças de formas distintas para cada indivíduo. Houve a construção de concepções que buscam o desenvolvimento de posturas ativas dos alunos, que passam a considerar seu nível de desenvolvimento operatório e que apontam para o desenvolvimento de conceitos de forma contextualizada. Os resultados obtidos sugerem que novas concepçoes passaram a ser consideradas na "ecologia conceitual" dos professores em formação. Em alguns casos, a aplicação dessas idéias pareceu estar condicionada a contextos. (CONTINUA)
    (CONTINUAÇÃO) A experiência traz reflexões sobre o processo de formação inicial de professores e aponta para a necessidade de cursos de formação continuada que possibilitem a análise e a avaliação de diferentes concepções sobre o processo de ensino-aprendizagem
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 191 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.