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Elementos catalisadores para a promoção da negociação de sentidos

Freiberg, Helena Lobo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-04-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Elementos catalisadores para a promoção da negociação de sentidos
  • Autor: Freiberg, Helena Lobo
  • Orientador: Roberto, Lúcia Helena Sasseron
  • Assuntos: Ensino De Ciências; Negociação De Sentidos; Resolução De Problemas; Negotiation Of Meanings; Problem Solving; Science Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho, pretendemos discutir o papel da professora na negociação de sentidos entre seus alunos para a resolução de um problema em aula de ciências da natureza para o terceiro ano do Ensino Fundamental. Valendo-nos de estudos que tratam das relações entre pensamento e linguagem e da importância da linguagem para a construção e proposição de conhecimento científico, propomos Elementos Catalisadores para a Promoção da Negociação de Sentidos com o objetivo de analisar as interações entre a professora e os alunos. Nossa análise centra-se na investigação de uma aula em que os alunos devem resolver um desafio a eles proposto e buscamos compreender os processos pelos quais situações de resolução e condições de contorno são negociadas entre alunos e professora e como esta negociação contribui para a possível solução didática do problema. O embate em sala de aula se dá devido a possibilidades de resoluções reais e concretas apresentadas pelos estudantes que, se utilizadas, não permitem o tratamento de ideias e relações que se espera atingir com a proposta. Nossa análise revela o uso, pela professora, destes elementos catalisadores para a promoção de sentidos e também evidencia a utilização de estratégias diversas de negociação para que a construção de soluções pelos alunos possa ser plausível dentro do âmbito didático, revelando um conflito possíveis ações cotidianas e esperadas soluções didáticas para o problema em questão. Considerando que pensamento cotidiano e científico relacionam-se em processos de investigação, é possível afirmar que, neste caso, as situações discursivas foram centrais para o estabelecimento destas relações.
  • DOI: 10.11606/D.48.2015.tde-15062015-144515
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-04-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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