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Um enredo e três discursos destruição e renascimento de Numancia sob a ótica de Miguel de Cervantes e Rafael Alberti

Eleni Nogueira dos Santos Maria Augusta da Costa Vieira

2015

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas  Teses CAPH  (13430N )(Acessar)

  • Título:
    Um enredo e três discursos destruição e renascimento de Numancia sob a ótica de Miguel de Cervantes e Rafael Alberti
  • Autor: Eleni Nogueira dos Santos
  • Maria Augusta da Costa Vieira
  • Assuntos: Cervantes, Miguel de 1547-1616; Alberti, Rafael 1902-1999; TEATRO (LITERATURA); ADAPTAÇÃO; LITERATURA ESPANHOLA; Numancia; Recreation; Recriação
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparada de La destrucción de Numancia, de Miguel de Cervantes, e das duas adaptações de Rafael Alberti, ambas intituladas Numancia:tragedia. A hipótese principal deste estudo é a de que as adaptações, levando em conta as alterações realizadas na forma e no conteúdo resultam em duas recriações, fazendo com que elas possam ser consideradas como obras autônomas cujos significados correspondem às circunstâncias específicas do momento histórico no qual foram escritas. Para confirmar a hipótese nos baseamos em doutrinas retóricas e poéticas e em estudos críticos sobre as tragédias analisadas. O texto está composto por quatro capítulos. O primeiro capítulo contém uma breve contextualização sobre a origem e a recepção da peça cervantina e das duas adaptações realizadas por Alberti. O segundo capítulo trata de alguns dos elementos de poética que se apresentam de forma diferenciada nas três peças, além da análise dos dois prólogos albertianos. O terceiro capítulo incide sobre a primeira versão de Alberti, escrita em 1937. O quarto e último capítulo analisa a segunda peça adaptada em 1943. Após a análise, verifica-se que, devido às diversas alterações realizadas, as duas tragédias estão marcadas pelas convicções estéticas, políticas e ideológicas do poeta e dramaturgo, distanciando-se, portanto, da obra cervantina e sendo possível considerá-las como obras independentes, isto é, como recriações.
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 172 p.
  • Idioma: Português

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