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O problema da liberdade nas obras de Paulo Freire e Erich Fromm

Borgheti, Rodrigo Da Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2013-06-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O problema da liberdade nas obras de Paulo Freire e Erich Fromm
  • Autor: Borgheti, Rodrigo Da Silva
  • Orientador: Massimi, Marina
  • Assuntos: Erich Fromm; Liberdade; Paulo Freire; Erich Fromm; Freedom
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo principal desta pesquisa é analisar o problema da liberdade nas obras de Paulo Freire escrita até 1970, compreendendo o percurso de apropriação que este educador fez da Psicologia Humanista de Erich Fromm. Trata-se de uma pesquisa histórica, circunscrita no âmbito da História da Educação e da Psicologia do Século XX. Como fontes, utilizamos as obras dos autores em questão focando-nos em dois aspectos: a) na apreensão dos problemas que interessavam ambos os autores e nas soluções dadas pelos mesmos naquele contexto histórico; b) no entendimento das hipóteses e expectativas que consideravam como válidas. O estudo realizado evidenciou-nos que ambos os autores partiram de suas realidades, transformando suas reflexões em contribuições concretas para interpretar o problema da liberdade. Ambos viveram a crise profunda do mundo contemporâneo causada pelo terror do totalitarismo e da ideologia, cuja perversidade ameaçou a liberdade humana e o funcionamento de uma sociedade democrática e que se traduziu no campo intelectual pelo esfacelamento da tradição filosófica e religiosa. Ambos utilizaram novos métodos para justificarem a busca da resposta ao problema da liberdade em um século marcado pela violência. Embora a matriz ontológica do conceito de liberdade de Freire seja diferente de Fromm, contrariando nossa hipótese inicial de trabalho, Freire, encontra na psicologia humanista de Fromm uma possibilidade de reflexão sobre a questão educacional brasileira, partindo da história de sua tradição educacional e da inexperiência democrática do povo brasileiro, numa ótica interdisciplinar, com base filosófica antropológica e oferece categorias psicológicas para análise da formação da consciência dos indivíduos, ponto chave da liberdade humana, extremamente necessária para a educação de uma sociedade democrática.
  • DOI: 10.11606/T.59.2013.tde-08102013-150326
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2013-06-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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