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Nhamonhendu Mborai: prática e pensamento musical Mbya Guarani

Cohon, José Calixto Kahil

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2022-10-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Nhamonhendu Mborai: prática e pensamento musical Mbya Guarani
  • Autor: Cohon, José Calixto Kahil
  • Orientador: Salles, Pedro Paulo
  • Assuntos: Guarani Mbya; Mbaraka; Música; Musicologia Indígena; Guarani Mbya; Indigenous Musicology; Music
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: A música tem espaço especial na arte do povo Mbya Guarani. Ocupando uma ampla região no cone sul do continente dito americano, os Mbya cotidianamente se reúnem para cantar, dançar e escutar seus Cantos ou Cânticos mborai. Nos dias de festas e rituais especiais, a prática musical se intensifica por várias horas em diferentes contextos espaciais ou cerimoniais. Além do deleite estético que proporciona, essa música é sagrada e tem funções curativas, de comunicação e aprendizado com as divindades Nhanderu Kuery. A prática do mborai é assim um conhecimento fundamental para aprender a viver na terra de acordo com as orientações do deus-criador Nhanderu Nhamandu. Com esse importante papel, a música Mbya Guarani figura de maneira destacada na sua própria cosmologia. No pensamento musical que decorre desta genealogia encontramos conceitos chaves como o de sentir/escuta -endu e seu decorrente fazer música ou ouvir/sentir juntos nhamonhendu. Além de sua música sagrada, mais tradicional e ritual, o povo Mbya Guarani também se aventura em gêneros populares como o sertanejo, forró e rap demarcando seu espaço na indústria fonográfica e nos gêneros não-indígenas. Desta forma, o objetivo deste trabalho é observar as variações e diversidades de práticas, estilos e usos da música na vida cotidiana Mbya. Sempre observando a perspectiva a partir dos relatos, materiais encontrados na pesquisa e coletados em campo, depoimentos e traduções elaboradas junto aos interlocutores, esse trabalho busca elaborar um panorama dessa musicalidade dando centralidade a seus conceitos e autores.
  • DOI: 10.11606/T.27.2022.tde-11012023-172853
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2022-10-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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