skip to main content

GTPases RHO em fotorreceptores da retina de camundongos

Marcio Roberto Octavio Gonçalves Sueli Fatima Parreira; Marinilce Fagundes dos Santos; Dânia Emi Hamassaki; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (23. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) (33. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) (43. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC) (24. 2008 Águas de Lindóia); Congress of the Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology (BRAVO) (5. 2008 Águas de Lindóia)

Programa Águas de Lindóia, 2008

Águas de Lindóia 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    GTPases RHO em fotorreceptores da retina de camundongos
  • Autor: Marcio Roberto Octavio Gonçalves
  • Sueli Fatima Parreira; Marinilce Fagundes dos Santos; Dânia Emi Hamassaki; Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE (23. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) (33. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) (43. 2008 Águas de Lindóia); Congresso da Sociedade Brasileira de Investigação Clínica (SBIC) (24. 2008 Águas de Lindóia); Congress of the Brazilian Research Association in Vision and Ophthalmology (BRAVO) (5. 2008 Águas de Lindóia)
  • Assuntos: HISTOLOGIA
  • É parte de: Programa Águas de Lindóia, 2008
  • Descrição: Objetivos As GTPases Rho são ativadas por diversos sinais extracelulares capazes de alterar seu estado de inativo (forma ligada ao GDP) para ativo (forma ligada ao GTP). Elas estão relacionadas a processos celulares dependentes do citoesqueleto de actina, assim como a eventos de transcrição gênica, diferenciação e morte celular. Trabalhos recentes do laboratório têm mostrado a presença dessas GTPases na retina de aves e mamíferos durante o desenvolvimento e em processos degenerativos. Dando continuidade a esses estudos, nosso objetivo foi caracterizar detalhadamente a distribuição de algumas GTPases dessa família (RhoA, Rac1 e Cdc42) nos fotorreceptores da retina de camundongos. Métodos e resultados Retinas de camundongos albinos Balb/c adultos foram fixadas, seccionadas e processadas para imunohistoquímica com anticorpos primários contra RhoA, Rac1 e Cdc42 (1:20-200, Santa Cruz) e visualizados com anticorpos secundários marcados com FITC ou TRITC (1:200) em microscopia confocal (Nikon). Todas as GTPases estudadas foram expressas em fotorreceptores, sendo localizadas principalmente no citoplasma, desde o segmento interno até a terminação sináptica. Especificamente, o método de imunofluorescência utilizando o anticorpo contra Rho A demonstrou uma marcação mais intensa na região externa do segmento interno, próxima ao cílio conector. ) A marcação positiva contra o anticorpo Rac apresentou um padrão puntiforme em todo o fotorreceptor, enquanto Cdc42 evidenciou um padrão
    de marcação fortemente imunorreativo na camada plexiforme externa, além de uma pequena marcação no segmento externo dos fotorreceptores. Experimentos de dupla marcação também foram feitos para determinar se essas GTPases estavam presentes em cones e/ou bastonetes, utilizando respectivamente as lecitinas WGA (wheat germ agglutinin) conjugada com TRITC e PNA (peanut agglutinin) conjugada com FITC, que marcam a matriz entre os fotorreceptores. Esses estudos demonstraram que RhoA, Rac1 e Cdc42 estão presentes tanto em cones como em bastonetes. Conclusão A presença dessas GTPases em fotorreceptores de roedores sugere que elas podem ter algum papel na manutenção do citoesqueleto dos fotorreceptores.
  • Editor: Águas de Lindóia
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: res. 09.030.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.