skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A humanização no ensino de graduação em medicina construções sobre o olhar dos estudantes

Caroline Braga Sirino Izabel Cristina Rios

2014

Localização: FM - Fac. Medicina    (W4.DB8 SP.USP FM-1 S634hu 2014 )(Acessar)

  • Título:
    A humanização no ensino de graduação em medicina construções sobre o olhar dos estudantes
  • Autor: Caroline Braga Sirino
  • Izabel Cristina Rios
  • Assuntos: HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA; EDUCAÇÃO MÉDICA; MEDICINA (ENSINO); ESTUDANTES; Educação Médica; Ensino; Entrevista; Humanidades; Humanities; Humanização Da Assistência; Humanization Of Assistance; Interview; Medical Education; Pesquisa Qualitativa; Qualitative Research; Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo pretendeu compreender como alunos da graduação em Medicina percebem/interpretam a humanização nos cenários de ensino-aprendizagem da sua formação. Mais especificamente, o trabalho teve como foco a opinião do estudante de medicina a respeito de suas experiências relacionadas à humanização durante o período de graduação. Para tanto, optamos pela abordagem qualitativa, cuja metodologia é mais adequada para o estudo dos fenômenos da subjetividade envolvidos. Os dados empíricos foram obtidos em entrevistas com alunos do 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), usando da técnica de entrevista em profundidade, orientada segundo roteiro de perguntas-chave. As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e conferidas. Foram levantados alguns documentos oficiais da Instituição nos quais estão descritas as diretrizes, normas, projetos e atividades pedagógicas referentes à temática em estudo. O material empírico obtido nas entrevistas foi submetido à análise com abordagem hermenêutica, buscando maior densidade interpretativa por referência a uma base teórica mais ampla e em conjunto com a análise documental. Com base neste contexto, a busca pela compreensão da humanização nos cenários de ensino-aprendizagem se apoiou na formação de quatro categorias analíticas - o Conceito de Humanização, a Interatividade, a Gestão dos Serviços e o Ensino Médico - nestas categorias foram destacados temas como o próprio conceito de humanização, relação
    médico e paciente, empatia, organização dos processos de trabalho, identidade profissional, metodologias e outros. Este estudo aprofundou a compreensão dos aspectos que podem ou não propiciar o desenvolvimento da humanização no ensino médico, contribuindo com as atuais discussões sobre a formação humanística em Medicina. Também propiciou o conhecimento sobre a visão predominante dos alunos em relação à humanização na graduação, associando-a principalmente com questões em torno da empatia e da relação médico e paciente
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 138 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.