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Os velhos caminhos de Congonhas numa perspectiva de educação patrimonial

Silva, Valber Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia 2014-11-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Os velhos caminhos de Congonhas numa perspectiva de educação patrimonial
  • Autor: Silva, Valber Souza
  • Orientador: Alves, Marcia Angelina
  • Assuntos: Educação Patrimonial; Patrimônio Arqueológico; Preservação; Archaeological Heritage; Educational Heritage; Preservation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação em Arqueologia
  • Descrição: O patrimônio arqueológico do município de Congonhas, Estado de Minas Gerais, vem sendo destruído ao longo de sua história mais recente por conta principalmente do crescimento urbano desordenado. A cidade cresce impulsionada pela demanda mundial por minerais como o ferro e desta forma, avança sobre os sítios arqueológicos que a circundam, sem que sejam observados alguns dos cuidados necessários ou a legislação vigente, que pesam sobre o patrimônio arqueológico brasileiro. Contudo, a Educação Patrimonial pode significar um acesso ao conhecimento sobre o patrimônio arqueológico de Congonhas e para sua preservação, utilizando de vestígios arqueológicos aflorados sobre o solo, trabalhando para produzir uma Arqueologia Pública, buscando promover a viabilização de meios de preservação e musealização de sítios arqueológicos revelados por uma Arqueologia Histórica engajada com tendências mundiais da Arqueologia, como uma alternativa coerente com a atual situação arqueológica do município.
  • DOI: 10.11606/D.71.2014.tde-13052015-165454
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Museu de Arqueologia e Etnologia
  • Data de criação/publicação: 2014-11-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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