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Mensuração do grau de eficácia do balanced scorecard em instituição privada de ensino superior.

Teixeira, Fabrícia Souza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2003-02-12

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mensuração do grau de eficácia do balanced scorecard em instituição privada de ensino superior.
  • Autor: Teixeira, Fabrícia Souza
  • Orientador: Rocha, Welington
  • Assuntos: Balanced Scorecard; Definição; Instituição Privada De Ensino Superior; Processo; Utilidade; Definition; Graduate Educational Institution; Process; Usefulness
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo teve como objetivo a mensuração do grau de eficácia da utilização do Balanced Scorecard – BSC como instrumento de apoio à tomada de decisões estratégicas no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste-MG. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto, com o intuito de dar suporte à implementação do instrumento na referida instituição de ensino superior. Através desse levantamento, foi possível mostrar os antecedentes do surgimento do BSC, os conceitos inerentes à utilização do mesmo, as definições encontradas na literatura e o seu funcionamento. Além disso, foram destacados os diversos usos do BSC, bem como os aspectos positivos e negativos do instrumento, e as dificuldades de implementação da ferramenta reportados pela literatura consultada. Num segundo momento, com a implantação do BSC na Instituição, foi possível a comparação entre as dificuldades reportadas pela literatura e aquelas encontradas na sua aplicação no Unileste-MG. Após a sua implantação, foram aplicadas entrevistas contendo questões visando verificar a utilização ou não do BSC pelos gestores do Unileste-MG. Os dados indicaram que, no momento apurado pela pesquisa e nessa instituição especificamente, o BSC não foi eficaz no apoio à tomada de decisões, tendo em vista a sua não utilização pelos envolvidos no processo, conforme deveria ter ocorrido. O resultado alcançado não invalida a utilidade do instrumento, pois são apresentados aos futuros pesquisadores e interessados no uso do BSC os percalços que devem ser removidos para que a ferramenta seja útil como apoio à tomada de decisões gerenciais. Deve-se ainda destacar como um sub-produto da pesquisa o estabelecimento de um modelo de implementação do BSC em Instituição Privada de Ensino Superior que, por ser bastante genérico, pode ser adaptado com facilidade a outros tipos de entidades.
  • DOI: 10.11606/D.12.2003.tde-13052003-090255
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2003-02-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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