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Psicologia social e educomunicação: questões sobre o processo grupal

Carvalho, Joari Aparecido Soares De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2009-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Psicologia social e educomunicação: questões sobre o processo grupal
  • Autor: Carvalho, Joari Aparecido Soares De
  • Orientador: Fernandes, Maria Inês Assumpção
  • Assuntos: Grupos Operativos; Comunicação; Educação; Psicologia Social; Grupos; Intersubjetividade; Operative Groups; Intersubjectivity; Communication; Groups; Education; Social Psychology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo da pesquisa foi compreender a construção do vínculo no processo grupal de uma equipe que realiza um projeto de educomunicação. A fundamentação teórica e metodológica foi inspirada na teoria dos grupos operativos da psicologia social pichoniana, que considera aspectos afetivos e cognitivos no processo de construção do vínculo intersubjetivo. A educomunicação é uma área de intervenção em ambientes educativos (redes escolares e políticas públicas de outras áreas, ONGs etc.) e de comunicação tecnológica (televisão, rádio, jornal, internet etc.), cuja intenção é formar sujeitos e grupos expressivos, críticos e ativos em suas comunidades, capazes de discutir, produzir, gerir, difundir e avaliar produções de comunicação e sua função social, por meio de processos grupais participativos de produção. A pesquisa de campo foi realizada com um grupo de profissionais de educação que compõem a equipe de educomunicação de uma instituição municipal que realiza serviços de educação e assistência social para crianças e adolescentes e que estava então implantando a proposta em seus programas pedagógicos. O método de pesquisa foi concebido como um estudo de caso em pesquisa qualitativa e combinou as técnicas de grupo operativo, de registros etnográficos de observação e de entrevistas individuais abertas. A análise da pesquisa enfocou as dimensões individual, grupal e institucional como forma de compreender o processo grupal. Foram destacadas conclusões e discussões a respeito da referência ao grupo de educomunicação como espaço de intercâmbio, desenvolvimento pessoal e coletivo, proteção e elaboração de conflitos; da incidência de organizadores psicosociais como experiência, hierarquia, formação e gênero para a estruturação ou obstrução do vínculo grupal; e do efeito adoecedor da relação contraditória da instituição com a equipe.
  • DOI: 10.11606/D.47.2009.tde-04122009-131028
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2009-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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