skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO INVENTÁRIO DA REALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Sachs, Línlya ; Alves, Whendelly Lorena Leite

Educação & sociedade, 2021, Vol.42 [Periódico revisado por pares]

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO INVENTÁRIO DA REALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
  • Autor: Sachs, Línlya ; Alves, Whendelly Lorena Leite
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Educação do Campo ; Escolas do campo ; Inventário da realidade ; Pesquisa-ação ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Educação & sociedade, 2021, Vol.42
  • Descrição: RESUMO Esta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo, ao se debruçar sobre um instrumento idealizado para ser utilizado nas escolas em áreas de reforma agrária, como parte de uma proposta pedagógica: o inventário da realidade, documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade. O objetivo é apresentar o processo de construção coletiva do inventário da realidade por profissionais de duas escolas do campo, problematizar essa construção e discutir os resultados obtidos. Conclui-se que o inventário da realidade possui potencialidades para ser construído e utilizado por escolas em áreas de reforma agrária (mas não apenas), com o interesse de superar o desconhecimento da realidade local. ABSTRACT The scope of this research is on Rural Education, by looking at an instrument idealized to be used in the schools located in agrarian reform areas, as part of a pedagogical proposal: the reality inventory, a document which presents an organized register of material or immaterial aspects of the community. Professionals from two rural schools collectively constructed the reality inventory for their area and the objective of this paper is to present their process, discuss their construction, and the results obtained. It is concluded that the reality inventory has the potential to be constructed and used by schools in areas of agrarian reform (but not only), with an interest in overcoming the ignorance of their local circumstances. RESUMEN Esta investigación se enmarca en el campo de la Educación Rural, al buscar un instrumento idealizado para ser utilizado en las escuelas de áreas de reforma agraria, como parte de una propuesta pedagógica: el inventario de la realidad, un documento en el que se presenta un registro organizado de aspectos materiales o inmateriales de la comunidad. El objetivo es presentar el proceso de construcción colectiva del inventario de la realidad por profesionales de dos escuelas rurales, discutir esta construcción y los resultados obtenidos. Se concluye que el inventario de la realidad tiene potencial para ser construido y utilizado por escuelas en áreas de reforma agraria (pero no solo), con interés en superar el desconocimiento de la realidad local.
  • Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.