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Articulação teoria-prática e processo ensino-aprendizagem em uma disciplina de enfermagem em saúde coletiva

Barbara Ribeiro Buffette Silva Célia Maria Sivalli Campos

Monografias São Paulo : EEUSP, 2009

São Paulo EEUSP 2009

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Articulação teoria-prática e processo ensino-aprendizagem em uma disciplina de enfermagem em saúde coletiva
  • Autor: Barbara Ribeiro Buffette Silva
  • Célia Maria Sivalli Campos
  • Assuntos: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); ENSINO E APRENDIZAGEM; ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA
  • É parte de: Monografias São Paulo : EEUSP, 2009
  • Descrição: Este estudo tomou como objeto a articulação teoria-prática da disciplina Fundamentos e Práticas da Enfermagem em Saúde Coletiva, do curso de graduação em enfermagem da EEUSP, e como objetivos: identificar a apreensão dos conceitos da disciplina e aferir sua aplicação nas práticas de enfermagem entre esses estudantes de graduação. Utilizou questionário com questões fechadas e abertas para apreensão empírica do objeto, que foi analisado através de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a dimensão teórica apenas em parte possibilitou sínteses capazes de fomentar práticas sociais coerentes com o arcabouço teórico-conceitual da Saúde Coletiva. Ensinar um objeto complexo, como o da Saúde Coletiva, exige integração interdisciplinar, um processo pedagógico que articule as dimensões teórica e prática e a presença diretiva do educador na elaboração de sínteses. Porém, a simples justaposição de conteúdos interdepartamentais por si não possibilitará a superação da dicotomia assinalada pelos estudantes. Para isso será necessário integrá-los de fato, ou seja, explicitar as diferentes abordagens teórico-metodológicas que fundamentam a operacionalização das práticas, permitindo que o estudante identifique e compreenda as contradições entre os conceitos apresentados na disciplina e as ações desenvolvidas nos serviços de saúde que se configuram como campo de práticas dos estudantes, hegemonicamente fundamentadas em referenciais funcionalistas e que o educador direcione o educando
    para elaboração de sínteses, com a finalidade de formar enfermeiros comprometidos com a interpretação da saúde-doença como processo social e da saúde como direito social e, portanto, com a transformação das práticas reiterativas do modelo hegemônico
  • Editor: São Paulo EEUSP
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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