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A transgressão de Melisso o tema do não-ser no eleatismo

Nicola Stefano Galgano Roberto Bolzani Filho

2009

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T GALGANO, NICOLA STEFANO 2009 )(Acessar)

  • Título:
    A transgressão de Melisso o tema do não-ser no eleatismo
  • Autor: Nicola Stefano Galgano
  • Roberto Bolzani Filho
  • Assuntos: Parmênides de Eléia ca. 530-460 a. C; FILOSOFIA ANTIGA; FILOSOFIA GREGA; PLATONISMO; PRÉ-SOCRÁTICOS; FILOSOFIA (HISTÓRIA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os historiadores da filosofia parecem quase todos de acordo ao atribuir a Parmênides o início da reflexão a respeito do ser. Mas no Poema encontramos também um discurso a respeito do não-ser. A deusa, a voz de Parmênides, diz que o caminho do não-ser é caminho impercorrível e que ademais, o não-ser não pode nem ser dito e nem ser pensado como origem da geração e da corrupção das coisas. Melisso aparentemente leva esse preceito à últimas conseqüências, pois se não há geração e corrupção, para ele o mundo é infinito, eterno, uno e imutável. Além disso, Melisso nega totalmente os fenômenos, julgando-os um engano dos sentidos. Surge a pergunta: eles estarão falando do mesmo não-ser? Este trabalho tem por objetivo estabelecer as noções respectivas de não-ser em Parmênides e em Melisso. Verificadas as noções de não-ser, elas são comparadas de forma a evidenciar as diferenças: a noção de não-ser de Parmênides aponta para a contradição (noção ontológica); a noção de não-ser de Melisso aponta para o nulo (noção lógica). O trabalho conclui que Melisso transgride o preceito da deusa parmenidiana, usando o não-ser no discurso e no pensamento, pois para ele já não era um conceito contraditório, mas um conceito de ausência, próximo ao nosso conceito de zero. Como complemento, a pesquisa aponta que na seqüência histórica, o conceito de não-ser criticado pelos filósofos posteriores é mais o conceito de Melisso do que aquele de Parmênides. Esse apontar complementar é obtido com um rápido sobrevôo nas filosofias de Górgias e de Platão, com o intuito de abrir a problemática dos próximos passos da pesquisa. Nosso trabalho confirma também o isolamento histórico de Parmênides, tendo sido um inovador sem seguidores
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 180 p.
  • Idioma: Português

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