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Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda proposta de um modelo autossustentável e escalável

Marcos Roberto Moran Silveira Rosa Maria Fischer

2019

Localização: FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária    (T658.007 S587e )(Acessar)

  • Título:
    Educação de alta qualidade para segmentos populacionais de baixa renda proposta de um modelo autossustentável e escalável
  • Autor: Marcos Roberto Moran Silveira
  • Rosa Maria Fischer
  • Assuntos: ADMINISTRAÇÃO -- ESTUDO E ENSINO; ASSOCIAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS; EDUCAÇÃO -- ASPECTOS ECONÔMICOS; ORGANIZAÇÕES SOCIAIS; Crianças Pobres; Cross Allowance; Educação De Qualidade; Education; Modelos De Negócios Socioambientais; Poor Children; Quality Education; Social And Environmental Business Models; Subsídio Cruzado
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: O Colégio Mão Amiga oferece educação de qualidade a mais de 500 crianças moradoras da periferia de Itapecerica da Serra, SP. Como organização da sociedade civil, o Colégio atualmente depende em grande parte de doações para manter suas operações. Pela dificuldade de comprometimento dos doadores, a unidade correu o risco de ter sua operação encerrada por algumas vezes. Nesse sentido, este trabalho teve o objetivo de desenvolvimento de um modelo de negócios que garantisse auto sustentabilidade e escalabilidade ao Colégio. Foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação na pesquisa. O modelo de negócios proposto e parcialmente implementado foi baseado em subsídio cruzado ou modelo Robin Hood, e contempla a criação de uma rede de ensino formada por uma unidade que atenda ao segmento de alta renda da população a ser criada e acrescida ao Colégio Mão Amiga. O modelo é amparado na legislação brasileira atual, em que através da Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), uma rede como a proposta obtém economia de custos através de isenção fiscal. Tal economia pode ser até maior que o montante necessário para subsidiar o ensino dos alunos que não podem pagar, não onerando assim as famílias pagantes. As componentes do modelo utilizadas são 6: modelo de gestão, modelo de inovação, modelo de operações, posicionamento estratégico, relacionamento com clientes e modelo econômico. Como próximo passo, recomenda-se uma implementação efetiva do modelo e posterior
    reavaliação do mesmo para que se verifique se a escola se torna, de fato, autossustentável
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: 107 p.
  • Idioma: Português

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