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A prática pedagógica e a educação ambiental na escola pública um estudo de caso sobre a possibilidade de construção de uma escola sustentável em Piracicaba, SP

Débora Gomes Ruiz Vânia Galindo Massabni

2017

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (t333.707 R934p e.2 115696 )(Acessar)

  • Título:
    A prática pedagógica e a educação ambiental na escola pública um estudo de caso sobre a possibilidade de construção de uma escola sustentável em Piracicaba, SP
  • Autor: Débora Gomes Ruiz
  • Vânia Galindo Massabni
  • Assuntos: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; ESCOLA PÚBLICA; PEDAGOGIA; PRÁTICA DE ENSINO; SUSTENTABILIDADE; Escolas Sustentáveis
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada ESALQ/CENA
  • Descrição: O aprendizado de valores, de saberes e de formas de participação para construção de um novo modelo de ser e estar no planeta é essencial para alcançar-se uma cultura de sustentabilidade. Para que o processo de transição para sociedades sustentáveis seja uma realidade, cabe à educação formal incorporar a educação ambiental ao cotidiano da escola, por meio de práticas pedagógicas que dialoguem com a sustentabilidade ambiental, econômica, política, cultural e social. A fim de investigar de que modo processos de educação ambiental são desenvolvidos nas escolas públicas, foi realizado um Estudo de Caso, entre os anos de 2014 e 2016, em uma escola pública do município de Piracicaba, SP que possui envolvimento com a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz ESALQ-USP. Nessa escola foi implementado um espaço verde a partir da iniciativa de estudantes, professores, equipe gestora, em parceria com a universidade, e empresas. A partir do ponto de vista dos sujeitos da pesquisa (professores, gestores e estudantes da escola), buscou-se compreender de que forma a implementação do espaço verde contribuiu para o trabalho com educação ambiental na escola na perspectiva da construção de uma escola sustentável. A análise e a discussão dos resultados foram divididas em três categorias: "Perspectivas de educação ambiental e a prática pedagógica" onde foram analisadas as concepções de meio ambiente, educação e sustentabilidade dos sujeitos da pesquisa e suas relações com as práticas de
    educação ambiental por eles desenvolvidas; os "Componentes da escola sustentável", onde foram analisados temas referentes aos componentes para a construção de uma escola sustentável: currículo na escola sustentável, gestão democrática para a sustentabilidade, espaço escolar e sustentabilidade e a relações entre escola e comunidade; e por fim, "Políticas públicas e a escola", onde são analisadas as contribuições de políticas públicas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES). A partir do estudo concluiu-se que o olhar predominante nas falas dos entrevistados está relacionado à uma perspectiva de educação para à gestão ambiental e a sustentabilidade é vista principalmente sob seu aspecto ambiental. A educação ambiental na escola estudada ainda não faz parte de um processo, visto que não envolve toda a comunidade escolar e de seu entorno e não há estratégias efetivas da gestão nessa direção
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 211 p.
  • Idioma: Português

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