skip to main content

O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças

Natal, Jaqueline França

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2020-06-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O impacto da qualidade de práticas pedagógicas e interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças
  • Autor: Natal, Jaqueline França
  • Orientador: Santos, Daniel Domingues dos
  • Assuntos: Aprendizagem E Desenvolvimento; Educação Infantil; Qualidade Da Pré-Escola; Early Childhood Education; Learning And Development; Quality Of Preschool
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo teve por objetivo contribuir para o entendimento do papel das pré-escolas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças, por meio de uma investigação acerca da qualidade das práticas pedagógicas e interações. Para isso, utilizou-se de uma base de dados proveniente da adaptação e aplicação do instrumento MELQO (Measuring Early Learning Quality and Outcomes) para o Brasil, que é rica em informações sobre a qualidade do ambiente de aprendizagem das pré-escolas, bem como do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e sobre as características das famílias. Considerando a estrutura dos dados, a estratégia de estimação faz uso do modelo multinível e os resultados sugerem que há um efeito positivo da qualidade das interações sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Além disso, com o objetivo de investigar o tipo de prática pedagógica e o tipo de interação que prediz o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, foram construídas três estratégias para identificação da prática comumente usada pelo(a) professor(a). Os resultados são robustos nas três estratégias e sugerem que quanto melhor a interação usada pelo professor, maior é o efeito sobre a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Para Linguagem e Letramento, esse efeito é equivalente a 0,64 desvios-padrão (dp) e para Matemática 0,5 dp. Por fim, contemplam-se quais dimensões da qualidade de interações predizem a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. Constatouse que melhores interações em relação a estratégias disciplinares verbais, ao envolvimento das crianças, além da não espera pelas crianças por dez minutos correntes e seu supervisionamento; parecem ser relevantes ao seu processo de aprendizagem e de desenvolvimento.
  • DOI: 10.11606/D.96.2020.tde-01092020-083344
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2020-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.