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A política educacional no Brasil e o ensino de geografia caminhos e descaminhos

Delacir Aparecida Ramos Poloni Armando Corrêa da Silva

1998

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T POLONI, DELACIR APARECIDA RAMOS, 1998 )(Acessar)

  • Título:
    A política educacional no Brasil e o ensino de geografia caminhos e descaminhos
  • Autor: Delacir Aparecida Ramos Poloni
  • Armando Corrêa da Silva
  • Assuntos: GEOGRAFIA HUMANA -- BRASIL; GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); POLÍTICA EDUCACIONAL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: "Na corrida de nosso tempo, espaços a subjetividade, a objetividade tendem a convergir em direção ao futuro."(Corrêa da Silva, 1994). A polêmica em torno da política educacional e da questão curricular no país é de tamanha ordem que vale a pena enfrentá-la, embora saibamos que é quase impossível transpô-la. Estudar a política educacional, a escola, a questão curricular e o ensino de geografia, no primeiro e segundo graus remete-nos a investigar o passado, pois este pode revelar a problemática do presente. Estudar a geografia como disciplina escolar implica, por exemplo, em rever a elaboração de documentos curriculares e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. PCNs, sendo que alguns destes foram impostos sem a legitimização dos educadores, da escola e da sociedade. Neste trabalho, o ponto de partida está na concepção de escola, de currículo e do ensino de geografia no processo de investigação da manifestaçào dos aspectos relacionados aos dispositivos legais e às contradições geradas por estes, que implicam nas questões teórico-metodológicas do ensinar e do aprender. A política educacional hoje dissocia conteúdo de método e teoria da prática. Concebemos o processo educativo enquanto fenômeno social e, em consequência, o ensino de geografia, com indissociabilidade entre teoria e prática, entre conhecimento e existência, entre realidade, ciência e consciência, que não tenha apenas a dimensão de uma disciplina de erudição informativa. Para o ensino de
    geografia, temos que ter uma perspectiva curricular que seja democrática e atenda os desejos dos educandos e que eles possam interpretar a realidade e pensar o mundo de maneira a transformá-los. Gostaríamos de estar contribuindo com um ensino que construa e liberte, lutando por uma educação que respeite as diferenças e o pensar de cada cidadão de modo a construir a sua humanidade
  • Data de criação/publicação: 1998
  • Formato: 338 p.
  • Idioma: Português

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