skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A discalculia e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Silva, Pedro Mikael Santos ; Figueiredo, Fabiane Fischer

Revista de Educação Matemática (Online), 2022-06, Vol.19 (1), p.e022025 [Periódico revisado por pares]

Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A discalculia e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Autor: Silva, Pedro Mikael Santos ; Figueiredo, Fabiane Fischer
  • Assuntos: Anos Finais do Ensino Fundamental ; Discalculia ; Formação de Professores ; Matemática
  • É parte de: Revista de Educação Matemática (Online), 2022-06, Vol.19 (1), p.e022025
  • Descrição: Este trabalho teve por objetivo investigar se os professores de Matemática, que desempenham a função docente na etapa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, estavam ou não preparados para atender as necessidades educacionais de alunos que possuem o transtorno de discalculia, no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa realizada foi conduzida sob a abordagem qualitativa, na qual se caracteriza como uma pesquisa exploratória. Para coletar os dados, ocorreu a proposta de um Questionário, com perguntas fechadas e abertas, a professores de Matemática, que atuavam nos Anos Finais. Para fundamentar a presente discussão, utilizou-se as concepções de autores como Campos (2015), Bernardi (2014), Kosc (1974), Vieira (2004), entre outros. Os resultados indicam que ainda é preciso haver o aprofundamento de conhecimentos por parte dos professores de Matemática, no que se refere às características que apresentam os alunos com esse transtorno em sala de aula e como poderiam contribuir, de forma mais efetiva, para a sua formação e desenvolvimento. Também, acredita-se que tal aprofundamento deveria ocorrer no desenrolar dos Cursos de Graduação em Licenciatura em Matemática e/ou de Cursos de formação continuada.
  • Editor: Sociedade Brasileira de Educação Matemática
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.