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As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública

Piotto, Débora Cristina

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2007-10-15

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As exceções e suas regras: estudantes das camadas populares em uma universidade pública
  • Autor: Piotto, Débora Cristina
  • Orientador: Ferreira, Maria Clotilde Therezinha Rossetti
  • Assuntos: Classe Social; Ensino Superior; Nível Sócio-Econômico; Universidades; Higher Education; Social Class; Socioeconomic Status; Universities
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Pesquisas que tratam do acesso e da permanência de estudantes provenientes das camadas populares na Educação Superior têm surgido, no Brasil, principalmente a partir da década de 1990. Tais estudos investigam os processos que permitem a esses estudantes o ingresso no ensino superior, através, sobretudo, da discussão sobre as práticas familiares de escolarização. Partindo das contribuições desses trabalhos, o objetivo da presente pesquisa é analisar a trajetória escolar e a experiência universitária de estudantes de cursos superiores de alta seletividade provenientes das camadas populares, bem como discutir os sentidos, atribuídos por eles próprios, do ingresso e da permanência no Ensino Superior público. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade, que versaram sobre a vida escolar dos estudantes, com cinco alunos dos cursos mais concorridos de um dos campi da Universidade de São Paulo localizado no interior do Estado. Os relatos dos estudantes permitem compreender que, se por um lado, suas trajetórias são marcadas por esforço, solidão e situações de desenraizamento e humilhação, por outro, a entrada na universidade pública traz possibilidades que transformam inteiramente suas perspectivas de vida, não sendo o sofrimento a tônica de seus discursos. Além disso, destaca-se a forte presença do trabalho em suas trajetórias de vida, bem como suas percepções sobre a contribuição da escola para seus percursos.
  • DOI: 10.11606/T.47.2007.tde-08122010-132830
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2007-10-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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