skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Curso de ciências das imagens e física médica "on-line"

Marcelo Costa Oliveira Edílson Carlos Caritá; Silvia Satsuki Akiyama; Luciene Cavalcanti Rodrigues; Luciano Albuquerque Lima Saraiva; Gustavo de Freitas Caetano; Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques; Clóvis Simão Trad; Antonio Carlos dos Santos; Jorge Elias Júnior; Valdair Francisco Muglia

Revista Imagem São Paulo v. 25, n. 3, p. 175-179, 2003

São Paulo 2003

Localização: FMRP - Fac. Medicina de Ribeirão Preto    (pcd 1362866 )(Acessar)

  • Título:
    Curso de ciências das imagens e física médica "on-line"
  • Autor: Marcelo Costa Oliveira
  • Edílson Carlos Caritá; Silvia Satsuki Akiyama; Luciene Cavalcanti Rodrigues; Luciano Albuquerque Lima Saraiva; Gustavo de Freitas Caetano; Paulo Mazzoncini de Azevedo-Marques; Clóvis Simão Trad; Antonio Carlos dos Santos; Jorge Elias Júnior; Valdair Francisco Muglia
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
  • É parte de: Revista Imagem São Paulo v. 25, n. 3, p. 175-179, 2003
  • Descrição: OBJETIVO: Desenvolvimento de um portal para educação a distância, para auxiliar na formação dos alunos dos cursos médicos, no que se refere à compreensão dos princípios e fundamentos relacionados à área de métodos de diagnóstico por imagem. MATERIAL E MÉTODO: O portal está estruturado em páginas HTML e PHP para gerar páginas dinâmicas, fórum e "chat". Utilizou-se o Oracle 8i para gerenciar o cadastro dos alunos e a biblioteca virtual de imagens. Os efeitos de multimídia foram gerados com o Flash 5.0. As aulas foram estruturadas em Bases Físicas e Aplicações Médicas, interligadas por "hiperlinks". RESULTADOS: O portal serviu como material de apoio em sala de aula, devido ao seu conteúdo otimizado e recursos multimídia. O portal foi inicialmente utilizado em sala de aula de maneira livre pelos alunos, de forma a se avaliar sua funcionalidade e a identificação de possíveis erros. No geral, a receptividade dos alunos foi boa, indicando potencial para o auxílio didático. CONCLUSÃO: Embora a utilização do portal tenha apontado para uma facilitação na aquisição dos conhecimentos básicos de produção de imagens médicas, limitações, indicações e contra-indicações de cada exame, um estudo comparativo com outro método de ensino faz-se necessário para verificação das diferenças efetivas de aprendizado com a utilização desta ferramenta
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p. 175-179.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.