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As informações sociais e ambientais evidenciadas nos relatórios anuais das empresas: a percepção dos usuários

Machado, Márcia Reis

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2010-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    As informações sociais e ambientais evidenciadas nos relatórios anuais das empresas: a percepção dos usuários
  • Autor: Machado, Márcia Reis
  • Orientador: Santos, Ariovaldo dos
  • Assuntos: Valor Adicionado; Balanço Social; Contabilidade Social; Responsabilidade Social; Sustentabilidade; Sustainability; Social Responsibility; Social Reporting; Social Accounting; Added Value
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo geral da presente pesquisa consiste em averiguar a percepção dos usuários externos dos relatórios anuais das empresas quanto à qualidade das informações sociais e ambientais neles contidas. As principais justificativas para a realização do estudo são: (i) os relatórios anuais das empresas são considerados importante meio de evidenciação; (ii) o número de empresas que divulgam informações socioambientais tem aumentado consideravelmente; (iii) o mercado de capitais é considerado importante usuário da informação contábil e foco de muitos estudos, mas não o único; por isso, se fazem necessários estudos que possam averiguar a qualidade da informação para os demais usuários. A pesquisa, de caráter descritivo, foi conduzida por uma survey, utilizando questionários como instrumento de coleta de dados. Os questionários foram hospedados no site do Formsite.com. Considerou-se a amostra por acessibilidade, composta de 169 representantes de empresas de capital aberto, 438 analistas credenciados na CVM e 220 acadêmicos, representados por professores de programas de pós-graduação em ciências contábeis recomendados pela CAPES. Foram obtidas 211 respostas válidas, representando um índice de resposta de aproximadamente 30%. Antes da análise dos dados, foi averiguada a confiabilidade do instrumento e o efeito da não resposta. O teste de confiabilidade demonstrou satisfatória a consistência interna do instrumento. O teste da não resposta apontou a não rejeição da hipótese de que não existe diferença significativa entre os respondentes pontuais e retardatários. Após os testes de consistência e não resposta, realizou-se, inicialmente, a análise descritiva dos dados, que consistiu na organização, sumarização, descrição da amostra, evidenciada por meio de tabelas e gráficos. Na segunda parte da análise, foram realizados testes de significância, com a finalidade de explorar relações de semelhanças/dessemelhanças entre os grupos estudados, por meio do teste paramétrico ANOVA e dos testes não paramétricos Qui Quadrado, Teste Exato de Fischer e Teste de Mann-Whitney. As análises demonstraram que os usuários consideram úteis tanto as informações sociais e ambientais, quanto a DVA. No entanto, usuários que não reconhecem a utilidade dessas informações não as utilizam, especialmente, analistas. Os respondentes concordam que as informações sociais e/ou ambientais divulgadas nos relatórios anuais das empresas têm por finalidade atender a acionistas, administradores, credores, empregados, governo, investidores institucionais e, notadamente, à sociedade. Os usuários consideram a preocupação com a imagem da empresa o principal motivo, dentre os sugeridos, para a evidenciação de informações sociais e/ou ambientais e entendem que, como consequência da referida evidenciação, as empresas passam a utilizar o relatório anual como meio de promoção. Os usuários são favoráveis a normas que exijam a evidenciação de informações de caráter social e ambiental e preferem que essas sejam evidenciadas, no relatório anual, em uma seção separada. Os usuários entendem que a DVA tem por fim demonstrar a contribuição da empresa para a riqueza nacional, a contribuição da empresa para a sociedade e a carga tributária. Os analistas demonstraram ser menos satisfeitos com as características qualitativas das informações. Os resultados apontam que a percepção dos usuários, quanto às informações sociais e/ou ambientais, bem como em relação à DVA, é divergente. Adicionalmente, analisou-se, por meio da Regressão Logística, a existência de relação entre o uso das informações sociais e/ou ambientais, inclusive a DVA, para tomada de decisões e a qualidade dessas informações, sob a perspectiva dos usuários. Os resultados apresentados pelas regressões logísticas não suportam que as características qualitativas sejam atributos que tornem as informações sociais e/ou ambientais, incluindo a DVA, úteis aos usuários. Os resultados apresentados não são, portanto, coerentes com a teoria.
  • DOI: 10.11606/T.12.2010.tde-29032011-184718
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2010-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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