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Forrageamento e aprendizado espaço-temporal em formigas cortadeiras (Acromyrmex sp.) na presença de sacarose

Ferreira, Fernanda Tiemi Nakashima

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2020-06-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Forrageamento e aprendizado espaço-temporal em formigas cortadeiras (Acromyrmex sp.) na presença de sacarose
  • Autor: Ferreira, Fernanda Tiemi Nakashima
  • Orientador: Helene, André Frazão
  • Assuntos: Comportamento Animal; Formigas; Forrageamento; Animal Behavior; Ants; Foraging
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As formigas podem ajustar suas atividades de acordo com o estímulo que recebem do ambiente. Se as unidades da colônia podem se adaptar através da auto-organização, o próprio sistema também pode se adaptar e adquirir novas características. As formigas são capazes de se orientar espacialmente e sincronizar seu ritmo endógeno com o horário de algum alimento. Assim, quando a recompensa estiver presente estarão mais preparadas para formar a trilha de forrageamento para a sua coleta. O objetivo do trabalho é verificar se as colônias de formigas Acromyrmex sp. respondem à presença da sacarose através do aprendizado espaço-temporal. Para este estudo, duas trilhas em direções opostas davam acesso ao ninho. Somente uma das trilhas levava à sacarose, que foi colocada por 1h durante 21 dias consecutivos no mesmo local e horário. No 22° dia não foi fornecido o açúcar. Para cada trilha foi instalada uma câmera para gravar o fluxo de indivíduos em 4 horários diferentes: controle 1 (pré-sacarose 10 a 11h), antecipação (11h30 a 12h), sacarose (12 a 13h) e controle 2 (pós-sacarose 14 a 15h). No 21° dia as formigas foram marcadas e no dia seguinte, observadas. Os dados analisados mostraram que: (1) as formigas responderam positivamente ao estímulo apresentado através da formação da trilha de forrageamento para coletar a sacarose; (2) o efeito provocado pela sacarose ainda foi possível de ser observado no horário controle 2, como o açúcar já tinha sido retirado o fluxo não foi intenso, mas foi significativamente maior do que na trilha oposta; (3) as colônias tiveram aprendizado espacial na 3° semana de experimento, pois o fluxo de indivíduos foi significativamente maior na trilha com acesso à sacarose; (4) na 2° semana, as colônias estavam no local correto com antecedência de 10 minutos e na 3° semana, com 20 minutos, indicando aprendizado espaço-temporal progressivo; (5) no 22° dia as formigas se apresentaram com 10 minutos de antecedência e permaneceram no local correto até o horário controle 2; (6) as formigas marcadas indicaram ter preferência em forragear em determinado local, mesmo que ele não ofereça algum tipo de recompensa. As colônias foram capazes de aprender onde e quando procurar por alimento. Devido ao ajuste das formigas aos estímulos do ambiente e às características de auto-organização da colônia foi possível a preparação para a coleta da sacarose e o sucesso no forrageamento para a colônia como um todo
  • DOI: 10.11606/D.47.2020.tde-14082020-141426
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2020-06-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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