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Interfaces entre divulgação científica e inclusão social: uma perspectiva histórico-cultural e interseccional

Venancio, Tatiana Martins

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2023-03-31

Acesso online

  • Título:
    Interfaces entre divulgação científica e inclusão social: uma perspectiva histórico-cultural e interseccional
  • Autor: Venancio, Tatiana Martins
  • Orientador: Bizerra, Alessandra Fernandes
  • Assuntos: Interseccionalidade; Chat; Divulgação Científica; Editais De Popularização Da Ciência; Inclusão Social; Science Communication Funding Call; Science Communication; Intersectionality; Social Inclusion
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Em 2003, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT, atual Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação - MCTI) criou a Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) com o intuito de promover políticas que possibilitem a inclusão social, por meio da divulgação científica, de comunidades socialmente vulneráveis. A partir de então foram lançados editais de Difusão e Popularização da Ciência para ampliar as ações da área no Brasil. Diante disso, é fundamental o entendimento acerca do que tem sido realizado para que a divulgação científica (DC) se estabeleça de forma ampla e equitativa na sociedade brasileira. Assim, evidencia-se a necessidade de se analisar como políticas públicas e ações de DC se desenvolveram nos últimos anos, além de se elucidar como e para quem as ações de DC têm sido concebidas, a fim de se compreender suas potencialidades. Para tanto, elencamos as aproximações e os distanciamentos entre as questões relativas à inclusão social e as ações de divulgação científica financiadas pelos editais de Difusão e Popularização da Ciência entre os anos de 2005 e 2013. Foi feito o reconhecimento, a partir da CHAT, das manifestações das contradições presentes no processo de elaboração dos editais e das ações de DC. Além disso, compreendemos os intercruzamentos entre os eixos de opressão presentes nos editais e nas propostas analisadas, bem como apontamos eixos balizadores a fim de orientar futuras políticas públicas, editais e ações de DC potencialmente inclusivas. Por fim, reconhecemos os editais analisados como ferramentas capazes de pautar questões relativas à inclusão social fundamentais para a DC brasileira e, além disso, acreditamos que há um longo caminho a ser percorrido para que ações de DC sejam mais inclusivas e construídas em conjunto com públicos mais diversos, especialmente públicos pertencentes aos grupos minorizados da nossa sociedade.
  • DOI: 10.11606/T.48.2023.tde-16062023-143933
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2023-03-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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