skip to main content

Las artes en la educación plena e integral del desarrollo psíquico humano

Maria Eliza Mattosinho Bernardes Guillermo Arias Beatón; Laura Marisa Carnielo Calejon

Roteiro Joaçaba v. 46, e. 26739, p. 01-26, jan./dez. 2021

Joaçaba 2021

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Las artes en la educación plena e integral del desarrollo psíquico humano
  • Autor: Maria Eliza Mattosinho Bernardes
  • Guillermo Arias Beatón; Laura Marisa Carnielo Calejon
  • Assuntos: EDUCAÇÃO INTEGRAL; APRENDIZAGEM; ARTES
  • É parte de: Roteiro Joaçaba v. 46, e. 26739, p. 01-26, jan./dez. 2021
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.18593/r.v46i.26739. Acesso em: 08 nov. 2021
  • Descrição: No trabalho, são analisadas as condições e determinantes, da organização e execução, de uma educação de qualidade e integral na perspectiva histórico-cultural, que promova a aprendizagem e o pleno desenvolvimento psíquico humano. Insiste na história e nas origens, na concepção total da formação das pessoas, a partir de sua formação emocional, intelectual, artística e esportiva desde a Grécia Antiga com a Paideia, que, embora de natureza elitista, se constituiu nos indícios desta importante educação. Investiga-se o papel das artes em sua inter-relação íntima e indivisível com o conhecimento científico na formação plena e integral do sujeito. Alguns aspectos de caráter metodológicos são discutidos, considerando como usar as artes e ciências nesta educação. Parte-se do fato de que este trabalho é essencialmente de cunho social e cultural, pois embora o biológico, o genético e o fisiológico participem, são os conteúdos e os meios da cultura que acabam por conformar os processos psíquicos especificamente humanos e os sistemas psicológicos mais complexos, como a consciência, pensamento verbal, a concepção de mundo desenvolvida pelo sujeito e sua personalidade
  • Editor: Joaçaba
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: p. 01-26.
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.