skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Introdução à ciência - uma disciplina para alunos de graduação

Avila Júnior, Paulo De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química 2010-04-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Introdução à ciência - uma disciplina para alunos de graduação
  • Autor: Avila Júnior, Paulo De
  • Orientador: Torres, Bayardo Baptista
  • Assuntos: Artigos Científicos; Projetos De Pesquisa; Metodologia Científica; Educação À Distância; Ciência; Tics; Icts; Distance Education; Research Projects; Science; Scientific Methodology; Scientific Papers
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O aprendizado do método científico estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a análise lógica de informações. Além disso, a proposição e teste de hipóteses são aplicáveis não só à ciência, mas também para fatos comuns da vida diária. Saber como a ciência é feita e seus resultados publicados são úteis para todos os cidadãos e obrigatório para os estudantes de ciências. Uma disciplina de 60-h (QBQ2006 - Introdução à Ciência) foi criada para oferecer aos estudantes de graduação uma forma sistemática de aprendizagem dos procedimentos de produção e publicação científica. A disciplina foi composta por dois módulos e seu foco principal era a bioquímica. O Módulo I explorou artigos científicos e o Módulo II a escrita do projeto de pesquisa. O Módulo I abordou os tópicos: (1) a diferença entre o conhecimento científico e o senso comum; (2) diferentes concepções de ciência; (3) metodologia científica; (4) categorias publicação científica; (5) princípios de lógica; (6) dedução e indução; e (7) leitura crítica de artigos científicos. O Módulo II abordou: (1) seleção de um problema experimental para investigação; (2) revisão bibliográfica; (3) materiais e métodos; (4) apresentação e escrita de projeto; (5) agências de financiamento; e (6) análise crítica de resultados experimentais. O curso adotou uma estratégia de aprendizagem colaborativa, e cada tópico foi estudado por meio de atividades a ser realizadas pelos alunos. Avaliações qualitativas e quantitativas do curso, com questionários do tipo Likert, foram realizadas em cada oferecimento e os resultados mostraram grande aprovação da disciplina pelos alunos. Os professores responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento da disciplina também a avaliaram positivamente. O Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo ofereceu essa disciplina quatro vezes. Aproveitando os recursos fornecidos pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da experiência adquirida com o primeiro oferecimento da disciplina QBQ2006 foi criado, adaptada desta, outra disciplina de 60h, com o mesmo nome, na modalidade à distância (IC01 - Introdução à Ciência). Foi oferecida aos alunos de graduação dos cursos de Nutrição, Biomedicina e Medicina da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA) atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A disciplina foi composta por dois módulos e adotou estratégia de aprendizagem colaborativa, como descrito na experiência anterior. Avaliações qualitativas e quantitativas do curso, com questionários do tipo Likert, foram realizadas em cada oferecimento e os resultados mostraram a grande aprovação pelos alunos da disciplina. Os professores responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento da disciplina também a avaliaram positivamente. A disciplina IC01, Introdução à Ciência, foi oferecida três vezes
  • DOI: 10.11606/T.46.2010.tde-21072010-084149
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química
  • Data de criação/publicação: 2010-04-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.