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Pesquisas na interface entre história da ciência e ensino de ciências: analisando as fontes de dados históricos na produção do PIEC

Carvalho, Victor Alexandre Alves De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2021-05-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pesquisas na interface entre história da ciência e ensino de ciências: analisando as fontes de dados históricos na produção do PIEC
  • Autor: Carvalho, Victor Alexandre Alves De
  • Orientador: Dias, Valéria Silva
  • Assuntos: Fontes Históricas; História Da Ciência; Pesquisa Em Ensino De Ciências; Programa De Pós-Graduação Interunidades Em Ensino De Ciências; Historical Sources; History Of Science; Interunidades Em Ensino De Ciências Post-Graduate Program; Research In Science Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Analisando o desenvolvimento da área de pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil, trajeto iniciado com os projetos de ensino e consolidado com o estabelecimento de programas de pós-graduação, é possível notar que há um constante interesse temático pela História da Ciência. Nota-se, então, a existência de uma interface entre a pesquisa em Ensino e a História das Ciências, que foi se modificando ao longo dos anos. A produção de trabalhos com esta interface tem como uma das mais importantes formas de registro as teses e dissertações produzidas dentro dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências. O objetivo da pesquisa que aqui se apresenta é examinar um aspecto específico da produção de um dos programas pioneiros da área, o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC). Para guiar nossa pesquisa, formulamos a seguinte pergunta: Quais são as fontes históricas e como elas têm sido utilizadas nas dissertações e teses produzidas no âmbito do PIEC?. O nosso trajeto em busca da resposta passou por um estudo da história da área e por um estudo de questões relevantes para a historiografia da ciência, como algumas referentes ao internalismo e externalismo e algumas referentes ao uso de fontes historiográficas em pesquisas. Consideramos as fontes como discursos produzidos em condições específicas e, de modo pontual, apresentamos os gêneros discursivos bakhitinianos para dar suporte a essa escolha. Utilizando uma metodologia tanto quantitativa quanto qualitativa, concluímos que as teses e dissertações do programa, da modalidade Física, apresentam uma abordagem mais próxima do internalismo e utilizam, predominantemente, fontes secundárias de dados históricos. Concluímos também que os autores dão pouca atenção ao registro de informações sobre as formas de acesso às fontes históricas e que essas fontes têm nas teses e dissertações, quase que exclusivamente, um papel voltado à metodologia historiográfica.
  • DOI: 10.11606/D.81.2021.tde-20092021-173329
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2021-05-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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