skip to main content

O ensino singular dos gêneros poéticos reflexões e propostas

Ana Elvira Luciano Gebara Norma Seltzer Goldstein

2009

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T GEBARA, ANA ELVIRA LUCIANO 2009 )(Acessar)

  • Título:
    O ensino singular dos gêneros poéticos reflexões e propostas
  • Autor: Ana Elvira Luciano Gebara
  • Norma Seltzer Goldstein
  • Assuntos: GÊNEROS LITERÁRIOS; POESIA (ENSINO); DIDÁTICA (ANÁLISE)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Em virtude de representações por vezes pouco favoráveis dos gêneros poéticos no ambiente escolar, os enunciados pertencentes a esses gêneros são marginalizados em sala de aula, ocupando um espaço exíguo nas atividades de leitura e mais reduzido ainda nas atividades de escrita. Mesmo que essa seja a realidade dominante na escola, propostas para o ensino dos gêneros poéticos têm despertado interesse dos alunos quando apresentados de forma a não singularizar o estudo do poema. Assim, buscando compreender como ocorrem e qual a estrutura das episódicas propostas com o texto poético, neste trabalho, analiso o material que envolve o Prêmio Escrevendo o Futuro - da apresentação da proposta aos professores até a etapa de escolha dos finalistas (capítulo 1). Embora o Prêmio tenha alcançado o território nacional, o corpus analisado no capítulo 2 está circunscrito ao Pólo São Paulo, composto por nove poemas de várias cidades do Estado de São Paulo. O material analisado se estrutura em sequências didáticas, segundo as concepções de trabalho com os gêneros de Schneuwly e Dolz (2004), suporte teórico de minha pesquisa ao lado de Bakhtin (1976; 2003); Jolibert (1994, 1994a, 2008) e Bazerman (2005; 2006 e 2007). O objetivo do trabalho é 1) indicar quais as representações presentes no espaço escolar; 2) verificar como o ensino dos gêneros poéticos se apresenta nessa proposta; 3) apresentar, por meio da reflexão teórica, representações plurais dos gêneros poéticos que possam indicar caminhos possíveis de serem aplicados como no caso do Prêmio em diferentes contextos, implicando novos lugares para o professor e para os alunos, em novos papéis
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 268 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.