skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Produção Intelectual da USP
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Produção Intelectual da USP
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Reinventando a roda estudo sobre o uso de documentos no ensino de História
Sandra Silva Bittencourt Cecília Hanna Mate
2007
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.42 B624r )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Reinventando a roda estudo sobre o uso de documentos no ensino de História
Autor:
Sandra Silva Bittencourt
Cecília Hanna Mate
Assuntos:
HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO)
;
FONTES HISTÓRICAS
;
SÍTIOS GEOLÓGICOS
;
ETNOGRAFIA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O objetivo precípuo desse trabalho foi o de refletir sobre o estatuto das fontes materiais e o uso de documento no ensino de história por meio da proposição de atividades, conforme postula Leontiev, desenvolvidas com alunos no âmbito do espaço escolar. Buscou-se também: traçar um painel crítico da pesquisa educacional, identificado impropriedades e possibilidades; discutir certas questões postas pela historiografia como: memória - razão de ser da História - vista à luz da vertente da Escola dos Analles, em particular do pensamento de Le Goff e Paul Veyne, e cotidiano sob o manto teórico de autores como Lefebvre e Agnes Heller, de filiação marxista; e finalmente abordar o problema das fontes documentais, sobretudo de natureza material, sob a ótica das contribuições dadas pela Nova Arqueologia. A opção por pesquisar as questões propostas no locus educacional por excelência, a escola, deveu-se ao fato de que ela tem sido uma instituição não apenas de socialização dos mais jovens e de transmissão de valores, mas também um espaço de ocorrência das práticas culturais, nas quais o conhecimento, em geral vindo do meio acadêmico, é recebido, recriado e transmitido, segundo o pressuposto de Chervel. Considerando que essas tarefas desempenhadas pela escola acontecem por meio de ações cotidianas em um espaço racionalmente concebido e estruturado, vislumbrou-se como alternativa metodológica uma imersão nessa realidade conforme orientação da pesquisa interpretativa
participante de Frederick Erickson. Assim, o trabalho de campo consistiu: na coleta e estudo de dados sobre a escola e sua comunidade; na leitura e discussão do projeto pedagógico; na proposição de instrumentos para aferir o domínio dos alunos de certos conceitos da História; em intervenções na sala de aula com o propósito de estudar, por meio de simulação de um sítio arqueológico, os processo de conservação do documento material
Data de criação/publicação:
2007
Formato:
186 p. anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript