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Reinventando a roda estudo sobre o uso de documentos no ensino de História

Sandra Silva Bittencourt Cecília Hanna Mate

2007

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.42 B624r )(Acessar)

  • Título:
    Reinventando a roda estudo sobre o uso de documentos no ensino de História
  • Autor: Sandra Silva Bittencourt
  • Cecília Hanna Mate
  • Assuntos: HISTÓRIA (ESTUDO E ENSINO); FONTES HISTÓRICAS; SÍTIOS GEOLÓGICOS; ETNOGRAFIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo precípuo desse trabalho foi o de refletir sobre o estatuto das fontes materiais e o uso de documento no ensino de história por meio da proposição de atividades, conforme postula Leontiev, desenvolvidas com alunos no âmbito do espaço escolar. Buscou-se também: traçar um painel crítico da pesquisa educacional, identificado impropriedades e possibilidades; discutir certas questões postas pela historiografia como: memória - razão de ser da História - vista à luz da vertente da Escola dos Analles, em particular do pensamento de Le Goff e Paul Veyne, e cotidiano sob o manto teórico de autores como Lefebvre e Agnes Heller, de filiação marxista; e finalmente abordar o problema das fontes documentais, sobretudo de natureza material, sob a ótica das contribuições dadas pela Nova Arqueologia. A opção por pesquisar as questões propostas no locus educacional por excelência, a escola, deveu-se ao fato de que ela tem sido uma instituição não apenas de socialização dos mais jovens e de transmissão de valores, mas também um espaço de ocorrência das práticas culturais, nas quais o conhecimento, em geral vindo do meio acadêmico, é recebido, recriado e transmitido, segundo o pressuposto de Chervel. Considerando que essas tarefas desempenhadas pela escola acontecem por meio de ações cotidianas em um espaço racionalmente concebido e estruturado, vislumbrou-se como alternativa metodológica uma imersão nessa realidade conforme orientação da pesquisa interpretativa
    participante de Frederick Erickson. Assim, o trabalho de campo consistiu: na coleta e estudo de dados sobre a escola e sua comunidade; na leitura e discussão do projeto pedagógico; na proposição de instrumentos para aferir o domínio dos alunos de certos conceitos da História; em intervenções na sala de aula com o propósito de estudar, por meio de simulação de um sítio arqueológico, os processo de conservação do documento material
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 186 p. anexos.
  • Idioma: Português

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