skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O discurso de sala de aula estratégias discursivas em contextos de interação verbal
Elvira Lopes Nascimento Elisa Guimarães
2000
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T NASCIMENTO,E.L. 2000 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O discurso de sala de aula estratégias discursivas em contextos de interação verbal
Autor:
Elvira Lopes Nascimento
Elisa Guimarães
Assuntos:
SOCIOLINGUÍSTICA
;
ANÁLISE DO DISCURSO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este estudo trata da dinâmica das interações face-a-face em eventos discursivos de sala de aula, na perspectiva de contribuir para a constituição de práticas discursivas que possam instaurar na sala de aula um modo de relação interpessoal menos autoritário e alienante. Nessa perspectiva, analisam-se eventos em sala de aula englobados em metodologias pedagógicas diferentes: aulas tradicionais centradas no professor e tendo como insumo o livro didático e aulas construtivistas de influência piagetiana. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa, de base etnográfica e qualitativa, busca orientação nas vertentes teóricas da Sociolingüística Interacional, da Análise da Conversação e da Análise do Discurso. Delimitamos este estudo aos aspectos da interação verbal que permita verificar se há correlações observáveis entre as estratégias discursivas de envolvimento interpessoal e o subseqüente desempenho comunicativo dos alunos em contextos contrastivos. Apontamos como principais resultados: a) a relação entre as condições de produção da fala e as estruturas de participação repercutem nos níveis de organização discursiva e textual-interativa nos eventos analisados; b) os níveis da organização discursiva e da organização textual-interativa das aulas construtivistas se apresentam como os mais relevantes quando correlacionados a estruturas de participação mais flexíveis e menos controladas pelo professor; c) o discurso do professor pode fazer emergir na sala de aula
gêneros de fala em que a função dialógica das enunciações envolva formas incomuns de dialogicidade
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
226 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript