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Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural

Oliveira, Erica De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2020-12-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Multiculturalismo e Ensino de Ciências na Educação Básica: Desafios e Potencialidades da Astronomia Cultural
  • Autor: Oliveira, Erica De
  • Orientador: Leite, Cristina
  • Assuntos: Astronomia Cultural; Multiculturalismo; Livros Didáticos; Ensino De Ciências; Ensino De Astronomia; Cultural Astronomy; Multiculturalism; Astronomy Education; Science Education; Textbooks
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A escola, espaço construído através de processos históricos, sociais e culturais é palco de múltiplas manifestações culturais e de cruzamento entre elas, em que o respeito e a tolerância devem estar presentes, garantindo àqueles que a frequentam, um intercâmbio intercultural democrático. O estudo da Astronomia cultural é um caminho para se levar para o Ensino de Ciências e de Física temáticas multiculturais que valorizem as diversas epistemologias acerca do céu. A medida legislativa no que se refere à Lei Federal 11.645/08 é de grande importância para que haja a presença destes temas por todo o currículo. Para entender como a Astronomia cultural chega até a sala de aula e a forma de como vem sendo abordada nos contextos acadêmicos, foram analisados com base na perspectiva da análise de conteúdo, as pesquisas da área e livros didáticos aprovados no PNLD de física e ciências, totalizando 84 livros. A análise de 31 trabalhos de pesquisa da área, acarretaram na formação de quatro categorias que se mantiveram em sua natureza de outros trabalhos da área. Dentre elas, a de maior número de trabalhos encontrados é a que agrupa as propostas de ensino na educação formal. Porém, ainda que o maior número corresponda a propostas que chegam à escola, algumas considerações são: o aumento em uma década não é significativo; as propostas não se aprofundam nas temáticas; o tamanho dos trabalhos não dá conta de mensurar as propostas como um todo.Na análise dos LD, foi possível contar com duas grandes dimensões de análise \"Monocultural\" e \"Menos valorizados socialmente\". É possível evidenciar que neste tipo de material, a maioria dos livros assume uma abordagem multiculturalista de viés assimilacionista e diferencialista, que tem a postura de tentar integrar os grupos menos visibilizados à cultura hegemônica ou reconhece as diferenças particulares de cada grupo, no entanto, são livros que se afastam da proposta de multiculturalismo intercultural, com uma postura crítica e de diálogo entre os diferentes grupos culturais. Almejamos que este trabalho possa contribuir para salientar a importância de valorizar as discussões em torno das múltiplas culturas na escola, trazendo as potencialidades da Astronomia cultural, pois acreditamos que desta forma, teremos uma educação mais democrática, humana e ética.
  • DOI: 10.11606/D.81.2020.tde-23022021-163208
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2020-12-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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