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RedeFor e a formação de gestores: novas subjetividades na educação a distância

Pereira, Maria Alice Carraturi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-06-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    RedeFor e a formação de gestores: novas subjetividades na educação a distância
  • Autor: Pereira, Maria Alice Carraturi
  • Orientador: Castellar, Sonia Maria Vanzella
  • Assuntos: Educação A Distância; Formação De Professores; Redefor; Subjetividades; Distance Education; Subjectivities; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho visa colaborar com a discussão acerca de cursos de formação de professores mediados pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), enfocando-os como um espaço de subjetivação contemporâneo, pois permeados pelo advento da sociedade da informação. Para tanto, foi analisado o curso de especialização em gestão de escolas para diretores da rede Estadual, oferecido pelo programa Rede São Paulo de Formação Docente (RedeFor), uma parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) com a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Para efeito desta análise, o RedeFor, programa de responsabilidade da Escola de Formação de Professores do Estado (EFAP), foi aproximado em sua estrutura de funcionamento e organização da lógica das recentes universidades corporativas criadas no meio empresarial, no sentido em que se utiliza de práticas e demandas empresariais para conduzir seus programas de formação continuada. Com a premissa investigativa de que o entrelaçamento dos indivíduos com as maquinarias informacionais e comunicacionais contemporâneas atuam diretamente na constituição de novas subjetividades, a análise do presente curso teve como propósito localizar os componentes subjetivos acionados nas atividades oferecidas no programa, por considerá-las as atividades a superfície material onde a experiência subjetiva tecno-humana é operada e se revela à possibilidade analítica. À luz da noção de subjetividade e subjetivação desenvolvidos por Michel Foucault e de estudos sobre as formas de poder atual aliançadas ao novo capitalismo informacional, visamos identificar a correlação dos componentes subjetivos acionados no programa de formação continuada de gestores com as demandas econômicas que se organizam no tempo presente, igualmente visamos localizar se as subjetividades suscitadas nos procedimentos das atividades ultrapassam a lógica econômica, singularizando-se em experiências inéditas. Entre os resultados alcançados temos que as atividades figuradas no programa de formação de gestores empregam de forma limitada as ferramentas tecnológicas hoje disponíveis socialmente e mantém ainda forte referência com as atividades processadas em cursos de formação contínua presencial e mesmo daquelas propostas no ambiente escolar. Pudemos concluir que o programa abriu oportunidades de aproximação dos diretores de escolas com ambientes virtuais, contudo limitados pela minimização de participação e inserção em ferramentas tecnológicas ativas. Ainda, identificamos que parte das experiências subjetivas propostas na operatividade das atividades guardam relação estreita com as demandas econômicas atuais, como a ênfase em relações comunicativas e no autoempreendimento de si.
  • DOI: 10.11606/T.48.2015.tde-08092015-145007
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-06-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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