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Representative offices of universities abroad the case of U.S. universities in Brazil

Jane Kelli Aparecido Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari

2022

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  • Título:
    Representative offices of universities abroad the case of U.S. universities in Brazil
  • Autor: Jane Kelli Aparecido
  • Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari
  • Assuntos: DIPLOMACIA; SOCIEDADE CIVIL; ENSINO SUPERIOR; UNIVERSIDADE; RELAÇÕES INTERNACIONAIS; Diplomacia Pública; Escritórios Representantes; Higher Education; Internacionalização; Internationalization; Poder Brando; Public Diplomacy; Representative Offices; Soft Power
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A internacionalização do ensino superior é um fenômeno crescente e pode estar relacionado ao exercício de poder brando e iniciativas de diplomacia pública. Por meio de atividades como parcerias acadêmicas e industriais, bolsas de estudo, mobilidade de estudantes e professores, engajamento com ex-alunos e, mais recentemente, campi internacionais e escritórios de representação no exterior, as universidades e seus países de origem estreitaram os relacionamentos com os países-chave. Este estudo centra-se na estratégia de internacionalização das universidades que estabelecem escritórios de representação no estrangeiro. Os objetivos são: (i) descrever e compreender os tipos de esforços da diplomacia pública relacionados com a internacionalização do ensino superior, (ii) descrever, compreender e propor novas categorias de fundamentos para a internacionalização do ensino superior, (iii) determinar as lógicas/teorias de internacionalização mais robustas (considerando relevância acadêmica, interesse econômico, e diplomacia pública) por trás da decisão das universidades dos EUA de estabelecer presença física no Brasil por meio da análise de congruência encontrada em documentos de estratégia dessas universidades e entrevistas com lideranças de universidades e governo dos EUA; e (iv) testar por meio de análise quantitativa e qualitativa quais elementos relacionados ao Brasil podem ter sido mais determinantes na decisão das universidades norte-americanas de escolher o Brasil como país
    anfitrião (se elementos acadêmicos e administrativos ou externos e não acadêmicos de poder brando). O estudo constatou que as universidades e seus esforços de internacionalização são recursos de poder brando utilizados em iniciativas de diplomacia pública, que a principal justificativa das universidades norte-americanas para a criação de um escritório de representação no Brasil é acadêmica, seguida pela lógica política e econômica. A força da justificativa política sugere que as universidades dos EUA agem como praticantes não estatais da diplomacia pública, mas sem envolvimento direto do governo dos EUA. O estudo também mostra que as universidades norte-americanas são consumidoras de informações da diplomacia pública ao escolher o Brasil como país anfitrião considerando elementos não acadêmicos do poder brando do Brasil como a presença no grupo BRICS
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 146 p.
  • Idioma: Inglês

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